GOVERNO CONTRA A TUBERCULOSE E BRUCELOSE NO RS, PR, GO E MG

A ministra da Agricultura, Kátia Abreu, afirmou que sua pasta implementará uma ação de combate à tuberculose e brucelose em animais no Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás e Minas Gerais, dizendo que o Mapa tem ações de logística e infraestrutura em todas as regiões do País. Ela também falou que a defesa agropecuária e o seguro rural são prioridades de sua pasta.

Kátia Abreu revelou também que, em abril, o ministério enviará uma missão para a Rússia e para China para tratar de acordos sanitários e fitossanitários. “Essa missão é para estabelecermos acordos duradouros e não oportunistas”, explicou.

Com relação à questão da água, a ministra afirmou que o governo está terminando o plano nacional de irrigação. A ideia é mapear 5 milhões de hectares e criar um ranking das áreas mais adequadas para receber os investimentos.

“Vamos avaliar aquelas regiões que possuem infraestrutura maior e faremos a eleição dessas áreas. As de tipo A são as que, além de água e terra, têm energia, transporte e armazenagem”, explicou.

As áreas tipo B têm boa infraestrutura, mas apresentam falta de algum item desses listados no tipo A. O ranking irá até a letra E. Kátia Abreu ainda citou áreas irrigáveis em alguns Estados. Ela lembrou que apenas no Tocantins há 4,7 milhões de áreas irrigáveis; Goiás, 1,5 milhão; Mato Grosso tem 2,6 milhões. “Esses três Estados seriam suficientes para complementar os 5 milhões, mas, cruzando informações, tem áreas por todo o Brasil que estão no grupo A em termos de investimentos”.

Fonte: Revista Globo Rural/ BeefPoint.

Post a Comment