Top

Sindicarne - Goiás

ABCS realiza workshop técnico relevante para o futuro da Suinocultura

O Congresso da Associação Brasileira de Veterinários Especialistas em Suínos (Abraves), promovido pela Regional Goiás, contará com a participação da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) na programação de sua 18ª edição. Nesta quarta-feira, dia 18, a entidade, em parceria com a Associação Goiana de Suinocultores (AGS), apresentará workshop técnico sobre compartimentação na suinocultura e a Instrução Normativa 14. O Congresso que se realiza no Centro de Convenções em Goiânia, é reconhecido pela qualidade técnica dos painéis, ministrados por especialistas do Brasil e do exterior, e historicamente tem contribuído com o desenvolvimento da suinocultura por meio da divulgação de informações técnico-científicas em todas as áreas de conhecimento da suinocultura.

Um dos assuntos abordados será a Instrução Normativa 14 de 2016, que trata sobre a produção de rações com medicamentos. As granjas de produtores independentes, que representam parte significativa das granjas brasileiras – cerca de 40% da produção do país –, uma grande parte das granjas de cooperativas e algumas granjas integradas têm fábrica de ração própria e precisam se adaptar as exigências previstas nesta normativa para continuarem a utilizar medicamentos a granel. “No caso de o produtor não conseguir se adequar a essas boas práticas ele só poderá utilizar medicamentos já incluídos no premix mineral vitamínico, o que gera graves limitações já que o premix medicado pode não estar disponível quando necessário e possivelmente a entrega de um novo lote não ocorrerá num curto prazo, o que pode agravar o quadro sanitário das granjas”, explica Nilo de Sá, diretor executivo da ABCS.

O objetivo da palestra é levar aos produtores um representante do MAPA, responsável por essa área, para esclarecer quais foram os motivos que levaram a entidade a criar esta normativa e as dúvidas sobre as exigências de boas práticas de fabricação para que o produtor possa continuar utilizando o medicamento a granel. “Sabemos que na maioria das vezes não estamos falando de recursos vultuosos para adequação, mas sim sobre definição e implantação de procedimentos operacionais”, completa o executivo. O encontro é também uma oportunidade de apresentar ao Ministério as dificuldades relatadas pelos produtores de diferentes regiões e realidades, o que dará suporte ao desenvolvimento de manuais que auxiliarão os produtores no atendimento às exigências previstas na IN 14. Outro tema a ser abordado é a compartimentação da suinocultura como possibilidade para empresas preservarem ou buscarem novos mercados. A instrução normativa que define as regras para a implantação de compartimentos de suinocultura ainda não foi promulgada, mas o texto já sendo discutido junto com a iniciativa privada, inclusive com a participação da ABCS.

De Sá explica que o compartimento, por se tratar de uma unidade produtiva com condição sanitária diferenciada, pode ser uma alternativa para as empresas buscarem ser reconhecidas como livres de determinadas doenças. Porém, a implantação exige o estabelecimento de uma série de medidas de controle de sanidade, os quais são necessários para manter o compartimento livre caso haja um surto da doença na sua região ou estado. “É importante que as empresas e as pessoas do setor tenham conhecimento dessa alternativa que pode contribuir para acessar mercados externos ou para preservá-los, caso haja surtos no país”, finaliza Nilo. Ao final, será promovido um debate com todos os participantes para que possam sanar as dúvidas e fazer possíveis questionamentos. Além do workshop técnico, no dia 18 de outubro a ABCS trouxe para o  evento uma ação de marketing com foco em saúde, apresentado pelo preparador físico Marcio Atalla no dia de ontem (17)

Bem-estar animal – A ABCS participa também do Seminário Técnico “Bem-estar na produção de suínos” desenvolvido pelo MAPA no Congresso Abraves. Na próxima terça-feira, dia 17, o diretor executivo Nilo de Sá fez parte do painel “Gestação Coletiva de Matrizes Suínas” sob a moderação da coordenadora geral de Agregação de Valor do Departamento de Desenvolvimento das Cadeias Agropecuárias e da Produção Sustentável do MAPA, com a palestra “Ações da ABCS para promover o bem-estar na suinocultura”. Na ocasião, foi abordado o trabalho que a entidade vem realizando junto aos produtores e órgãos oficiais para atender esta importante e crescente demanda dos mercados interno e externo. Os participantes também têm oportunidade de discutir as boas práticas no manejo geral, ambiência e climatização nas granjas. Esta ação está dentro do planejamento previsto no protocolo de intenções que a ABCS tem com o MAPA, que pretende dialogar com os elos da cadeia e debater as diretrizes básicas para orientar o produtor que queira adotar práticas de bem-estar na granja, de forma que os interesses do suinocultor sejam protegidos.

XVII Congresso Abraves – O congresso, que traz nesta edição o tema “A suinocultura brasileira na era da tecnologia e da sustentabilidade”, tem a participação de várias instituições engajadas na causa da suinocultura, entre elas a AGS, o Sebrae e o MAPA, a Embrapa e termina dia 19 de outubro, no Centro de Convenções, em Goiânia (GO).

Fonte: ABCS | Adaptação: Imprensa Sindicarne-Goiás