Evento em São Paulo reúne empresas de carne de frango, suínos e ovos

Maior exportador de carne de frango do mundo e quarto maior exportador de carne suína, o Brasil contará com um evento especial em São Paulo (SP) para a realização de negócios com produtores e exportadores de carne de frango, de carne suína e de ovos. Programado entre 29 e 31 de agosto, no Anhembi Parque, o Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (SIAVS) será o maior evento realizado pelos dois setores no Brasil em 2017.

Reunindo todos os elos do setor – entre indústrias de equipamentos, casas genéticas, laboratórios, fábricas de rações e outros –, o SIAVS é o único evento voltado para a avicultura e a suinocultura com a participação de agroindústrias produtoras e exportadoras. A iniciativa é da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

Ao todo, 32 empresas de alimentos estão confirmadas para a ação:  AB Brasil, Ad´oro, Alibem, Aurora, Agrodanieli, Bello Alimentos, Bonasa, BRF, C. Vale, Copacol, Dália, Flamboiã, Friella, Frimesa, Globoaves, GT Foods, Integra, Languiru, Lar, Naturovos, Netto Alimentos, Nicolini, Nutribrás, Pamplona, São Salvador Alimentos, Saudali, Seara, Somai Nordeste, Rivelli, Vibra, Vossko, Zanchetta Alimentos.

Além de negócios com compradores brasileiros do atacado e do varejo, a ação tem como objetivo fomentar exportações. Traders e importadores provenientes de diversos países já confirmaram participação no SIAVS, iniciativa realizada em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

“Esta é a quarta edição do SIAVS com ações voltadas para vendas ao mercado interno e internacional. Nesta edição, houve um notável aumento da adesão das agroindústrias, seja por meio de um grande pavilhão especialmente construído para elas, seja por meio de estandes próprios. Estamos em um momento de franca recuperação, e as empresas não estão medindo esforços para obter avanços”, explica Francisco Turra, presidente da ABPA.

Reconstrução da imagem setorial – Tradicional evento do setor, o SIAVS tem, nesta edição, um objetivo especial: reconstruir a imagem do setor produtivo brasileiro, bastante impactada desde os equívocos cometidos na divulgação da Operação Carne Fraca, realizada em 17 de março deste ano.

Para isto, além de importadores, o SIAVS trará ao Brasil cerca de 50 jornalistas de dezenas de mercados-alvo do setor produtivo brasileiro. Eles participarão de uma série de encontros e palestras voltadas para o esclarecimento e apresentação dos diferenciais que permitiram ao Brasil conquistar a liderança mundial nas vendas de proteína animal. \Denominada Projeto Imagem, a ação também é uma parceria com a Apex-Brasil.

“O SIAVS será o grande momento de superação dos desafios vividos ao longo do primeiro semestre deste ano. Toda a programação foi pensada com este objetivo, abordando temas dos mais variados para fomentar o desenvolvimento técnico e estimular a interação entre os vários elos do setor”, explica Turra.

Sobre a Avicultura e a Suinocultura do Brasil – O Brasil é o maior exportador e segundo maior produtor de carne de frango do mundo.  Produziu 12,9 milhões de toneladas e embarcou 4,3 milhões de toneladas em 2016. É, também, o quarto maior produtor e exportador de carne suína, com 3,7 milhões de toneladas produzidas e 730 mil toneladas embarcadas. No setor de ovos, o Brasil é o sétimo maior produtor mundial, com 39 bilhões de unidades anuais.

Ao todo, o setor gera 4,1 milhões de empregos diretos e indiretos para o Brasil, especialmente em cidades do interior. Na balança comercial, é responsável por US$ 8,5 bilhões em vendas internacionais. Mais de 160 países importam produtos da avicultura e da suinocultura brasileiras.

Fonte: ABPA