Missão da UE vem ao Brasil em maio para inspecionar plantas de carnes

Uma missão da União Europeia para inspecionar plantas de carne bovina e de aves no Brasil é aguardada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para este mês de maio, informou o ministério em nota na semana passada. A missão ocorrerá “possivelmente” entre 2 e 12 de maio, segundo o Mapa, que não detalhou quais plantas serão visitadas. O Mapa ainda espera que os países do Caribe que ainda mantêm embargos às carnes brasileiras suspendam estas restrições até o fim de maio, segundo informações do secretário de Relações Internacionais do Agronegócio do ministério, Odilson Ribeiro e Silva, após se reunir com representantes de embaixadas de países desta região na semana passada.

Os países da Comunidade e Mercado Comum do Caribe (Caricom) importaram US$ 49 milhões de carne bovina e de frango do Brasil em 2016. No primeiro trimestre de 2017, esse grupo de países importou US$ 12 milhões em carnes do Brasil. Praticamente todos os países que suspenderam a compra de carnes brasileiras temporariamente após a divulgação da Operação Carne Fraca da Polícia Federal, em março, já retomaram as importações. A indústria brasileira exportou US$ 3,7 bilhões em carnes globalmente no primeiro trimestre, um aumento em relação aos US$ 3,2 bilhões embarcados no mesmo período do ano passado, mesmo considerando as restrições causadas pela divulgação da operação da PF. “Os países verificaram que as informações veiculadas no início da Operação Carne Fraca não tinham fundamentação técnica e, por isto, reviram as restrições”, disse o secretário.

Fonte: Carnetec