Nossa história

O Sindicato das Indústrias de Carnes e Derivados do Estado de Goiás foi criado no dia 11 de julho de 1953 na cidade de Ipameri. Antes, era a Associação Profissional da Indústria de Carnes e Derivados do Estado de Goiás. Sua transformação obedeceu normas emanadas do Ministério dos Negócios do Trabalho, Indústria e Comércio e também de acordo com o regime instituído pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT. A Carta de Transformação oficial foi assinada por uma representante do Ministério, no dia 29 de janeiro do mesmo ano de 1953. O Sindicarne nasceu em uma cidade que se despontava em Goiás em se tratando do desenvolvimento da pecuária e, consequentemente, da produção de carnes.

Para se ter uma ideia da importância de Ipameri já na década de 50, o Sindicarne nasceu com a adesão de 34 associados representantes de indústrias que abatiam bovinos e suínos na época. O Sindicato cresceu muito e com ele, a necessidade de se buscar novos mercados e levar às autoridades constituídas, as reivindicações dos empresários do ramo. Assim, em 18 de julho de 1956, a diretoria do Sindicarne se reuniu e optou por fazer parte das entidades que estavam compondo a Federação das Indústrias do Estado de Goiás – FIEG.

Alguns anos mais tarde o Sindicato das Indústrias de Carnes e Derivados do Estado de Goiás, mudou-se para Goiânia e hoje é uma das mais respeitadas entidades ligadas a indústria no estado. Para se ter uma ideia, o estado de Goiás é hoje a região que tem o maior número de frigoríficos credenciados para exportações de carnes para o exterior. Goiás tem hoje cerca de 70 frigoríficos, embora nem todos fazem parte do corpo de associados do Sindicarne.

Pioneiros

O primeiro presidente do Sindicarne foi Hans Leyser seguido por Waldyr O`Dwyer. Foram ainda pioneiros, Inri Blumenschein, Willy Leyser, Joaquim Augusto Perillo, José Teodoro dos Reis, Luiz de Oliveira, Francisco Santinoni, Leopoldo Evangelista da Rocha, Péricles Pedro da Silva, Getúlio Evangelista da Rocha, Pacífico Inocêncio de Oliveira, Josino Araújo, Mário Martins Arruda, Geraldo Evangelista da Rocha, Benedito Gonçalves de Araújo, entre outros.

Diretoria Atual

O Sindicarne hoje tem a seguinte diretoria: presidente, José Magno Pato; Secretário, Jercy Teixeira de Carvalho Júnior; Tesoureiro, Ana Lúcia Moreira Favoretto. Suplentes da diretoria, Kátia Pinto de Amorim, Eurípedes Gomes do Carmo, Maria Aparecida Iara Borges Machado. Conselho Fiscal Titulares: Luiz Fernando Coelho, José Carlos Garrote de Souza, Silvone Barbosa da Silva. Suplentes: José Batista Júnior, Lúcio Inácio Pimenta e Jorge Jonas Zabrockis. O representante junto à FIEG é José Magno Pato sendo suplente, Jercy Teixeira de Carvalho Júnior.

Fique por dentro

Cartilhas