Nossa história

O Sindicato das Indústrias de Carnes e Derivados do Estado de Goiás foi criado no dia 11 de julho de 1953 na cidade de Ipameri. Antes, era a Associação Profissional da Indústria de Carnes e Derivados do Estado de Goiás. Sua transformação cumpriu normas emanadas do Ministério dos Negócios do Trabalho, Indústria e Comércio e também de acordo com o regime instituído pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT. A Carta de Transformação oficial foi assinada por uma representante do Ministério, no dia 29 de janeiro do mesmo ano de 1953. O Sindicarne nasceu em uma cidade que se despontava em Goiás em se tratando do desenvolvimento da pecuária e, consequentemente, da produção de carnes.

Para se ter uma ideia da importância de Ipameri já na década de 50, o Sindicarne foi criado com a adesão de 34 associados representantes de indústrias que abatiam bovinos e suínos na época. O Sindicato cresceu muito e com ele, a necessidade de se buscar novos mercados e levar às autoridades constituídas, as reivindicações dos empresários do ramo. Assim, em 18 de julho de 1956, a diretoria do Sindicarne se reuniu e optou por fazer parte das entidades que estavam compondo a Federação das Indústrias do Estado de Goiás – FIEG.

Alguns anos mais tarde o Sindicato das Indústrias de Carnes e Derivados do Estado de Goiás, mudou-se para Goiânia e hoje é uma das mais respeitadas entidades ligadas a indústria no estado. Para se ter uma ideia, o estado de Goiás é hoje a região que tem o maior número de frigoríficos credenciados para exportações de carnes para o exterior. Goiás tem cerca de 70 frigoríficos, embora nem todos fazem parte do corpo de associados do Sindicarne.

Pioneiros

O primeiro presidente do Sindicarne foi Hans Leyser seguido por Waldyr O`Dwyer. Foram ainda pioneiros, Inri Blumenschein, Willy Leyser, Joaquim Augusto Perillo, José Teodoro dos Reis, Luiz de Oliveira, Francisco Santinoni, Leopoldo Evangelista da Rocha, Péricles Pedro da Silva, Getúlio Evangelista da Rocha, Pacífico Inocêncio de Oliveira, Josino Araújo, Mário Martins Arruda, Geraldo Evangelista da Rocha, Benedito Gonçalves de Araújo, entre outros.

Diretoria Atual

O Sindicarne hoje tem a seguinte diretoria: Presidente, Leandro Luiz Stival Ferreira; Secretário, Eurípedes Gomes do Carmo; Tesoureira: Ana Lúcia Moreira Favoretto. Suplentes da diretoria: Kátia Pinto de Amorim, Maria Aparecida Iara Borges Machado. Conselho Fiscal Titulares: Luiz Fernando Coelho, José Carlos Garrote de Souza e Lúcio Inácio Pimenta. Suplentes do Conselho Fiscal: José Batista Júnior, Silvone Barbosa da Silva e Jorge Jonas Zabrockis. Titular representante junto à FIEG: José Carlos Garrote de Souza. O mandato da atual diretoria é para o Triênio 2018/2020

Diretoria Atual

Triênio 2017/2020

Presidente:
LEANDRO LUIZ STIVAL FERREIRA;

Secretário:
EURÍPEDES GOMES DO CARMO;

Tesoureiro:
ANA LÚCIA MOREIRA FAVARETTO;

Suplentes da Diretoria:
KÁTIA PINTO DE AMORIM;
MARIA APARECIDA IARA BORGES MACHADO.

Conselho Fiscal – Titulares:
LUIZ FERNANDO COELHO;
JOSÉ CARLOS GARROTE DE SOUZA;
LÚCIO INÁCIO PIMENTA.

Suplentes do Conselho Fiscal:
JOSÉ BATISTA JÚNIOR;
SILVONE BARBOSA DA SILVA;
JORGE JONAS ZABROCKIS.

Representantes junto a FIEG:
Titular:
JOSÉ CARLOS GARROTE DE SOUZA