Top

Sindicarne - Goiás

UEG vai desenvolver cruzamento de Nelore com Belgian Blue e receberá ajuda do Fundepec-Goiás

Termo de Cooperação Técnica nesse sentido foi assinado dia 9 último na sede do Fundepec-Goiás em Goiânia. Esse documento foi referendado pelo Presidente do Fundo Alfredo Luiz Correia,  o Reitor da Universidade do Estado de Goiás, professor Haroldo Reimer, e o também professor Rodrigo Medeiros da Silva, Coordenador do Projeto de Pesquisas do Campus da UEG em São Luís de Montes Belos.  Como testemunhas, assinaram o Diretor Executivo  do Fundepec , Uacir Bernardes e a Gerente de Convênios  Acadêmicos e Captação de Recursos, Neusa Maria Ravaroto.

Alfredo Luiz Correia: “O Fundepec está ajudando a criar um legado para o pecuaristas goiano.”

Através desse Termo de Cooperação Técnica, a Universidade do Estado de Goiás com ajuda financeiro do Fundo, vai realizar a partir de novembro próximo, um arrojado projeto visando à criação de um novo bovino de corte com mais musculatura e carne magra, a partir da inseminação de fêmeas Nelore com sêmen de touro Belgian Blue. Essa pesquisa é resultado de uma série de negociações entre a Universidade do Estado de Goiás e a Universidade de Liège na Bélgica e terá duração de oito anos.

Nesse período – segundo o professor Rodrigo Medeiros, – se buscará o desenvolvimento de uma nova raça de gado de corte de forma mais barata, em menor espaço  e focando também a individualidade do produtor rural com essa nova opção de pecuária de excelência. Para essas pesquisas, serão utilizadas inicialmente 120 vacas Nelore, sendo 80 com idade entre 4 e 5 anos e 40 de 6 a 10 anos.

Rodrigo Medeiros: “Os trabalhos começam pra valer em novembro próximo.”

Os animais serão mantidos em pastagens com capim Marandú consorciadas com florestas e lavouras. Os animais, além do capim, terão à sua disposição suplementação mineral específica para fêmeas bovinas em período reprodutivo. A época de inseminação pelo sistema IATF será entre outubro e fevereiro.

Assim que os bezerros forem nascendo serão iniciadas também as pesquisas verificando todo o desenvolvimento como musculatura, massa corpórea, conversão alimentar etc. Pensa-se inclusive na implantação de um frigorífico no campus da UEG em São Luís de Montes Belos para estudos das carcaças.

Comentários

Durante a assinatura do Termo de Cooperação Técnica, o presidente do Fundepec-Goiás, médico veterinário Alfredo Luís Correia, disse “que um dos objetivos da entidade é o desenvolvimento da pecuária e que projetos com essa magnitude são sempre bem-vindos e que por certo, dentro de pouco tempo, colheremos resultados altamente positivos.”

Reitor Haroldo Reimer: “A UEG está dando um grande passo rumo a estruturação de Centros de Pesquisas Acadêmicas e Científicas.”

Por sua vez, o Reitor da UEG Haroldo Reimer,disse que a instituição que dirige fará de tudo para corresponder as expectativas e tudo que foi acordado com o Fundepec deverá ser cumprido com afinco.  Salientou que esse é um grande passo rumo a um dos  objetivos da Universidade do Estado de Goiás no sentido de criar estruturas de Centros de Excelência para estudos acadêmicos e científicos em favor do desenvolvimento de genéticas.

Por sua vez, o Diretor Executivo do Fundepec-Goiás, médico veterinário Uacir Bernardes disse  que  o Fundepec  está procurando desenvolver um de seus propósitos a favor da pecuária, além do Fundo Indenizatório que hoje é uma realidade. Para o desenvolvimento da pecuária, alguns convênios já foram firmados inclusive com a Embrapa  e a Universidade Federal de Goiás.

Uacir Bernardes: “Penso que em breve o pecuarista terá mais uma opção de raça e ganhos.”

Sobre o trabalho de pesquisa em São Luís de Montes Belos,  essa nova tecnologia, – se aprovada, – estará  à disposição  dos pecuaristas goianos. Isso visa melhorar a condição do produtor, tanto na criação quanto na remuneração – disse ele.

Uacir tem a expectativa no sentido de que os resultados comecem aparecer dentro de três anos, dependendo é claro, do ciclo reprodutivo dos animais. Sobre a parceria da UEG com a Universidade de Liège, Uacir disse ser essa Instituição belga, um grande centro que alicerça pesquisas fazendo também um grande trabalho de defesa animal.  A Universidade tem enorme  expectativa de ver o desenvolvimento de frutos de cruzamentos entre as raças Belgian Blue e Nelore.

Texto e Fotos: Assessoria de Imprensa Fundepec-Goiás