São Paulo sediará o maior evento do mundo em tecnologias para indústrias frigoríficas

Cartaz do Evento da ExpoMeat

Trata-se da ExpoMeat de 24 a 26 de setembro a ser realizada no Pavilhão de Exposições Anhembi na capital paulista, sempre no horário de 14 às 20 hrs. É também a II Feira Internacional de Processamento e Industrialização de Aves, Bovinos, Ovinos, Suínos e Pescado, realização e organização da EnterPrise/Rofer Feiras & Eventos.

Na ExpoMeat, o visitante e o participante terão a oportunidade de ver o que há de mais moderno no momento em tecnologias industriais para frigoríficos, bem como palestras referentes a temas de interesse desse seguimento.

Um exemplo disso foi mostrado nesta sexta-feira em Goiânia dentro do Seminário Preparatório que se realizou nas dependências do Mercure Hotel no Setor Oeste, com as presenças de dezenas de representantes de empresas fornecedoras, técnicos ligados às indústrias frigoríficas estabelecidas em Goiás, lideranças classistas, dirigentes de órgãos públicos e imprensa especializada.

Para se ter uma ideia do peso desse evento, esses Seminários Preparatórios vêm sendo realizados há vários dias, cuja agenda marcou as cidades de Campinas -SP, Rolândia-PR, Chapecó-SC, Uberlândia-MG, Dourados-MT, Sorocaba-SP, Cascavel-PR, Passo Fundo-RS, Goiânia-GO e Cuiabá-MT, esta última agora no dia 22.

Esses Seminários serão realizados também nas cidades de Montividéu no Uruguai, dia 27-05; Buenos Aires, Argentina, 29-05; Santiago do Chile, 31-05; Assunción, no Paraguai, 03-06 e Bogotá, na Colômbia, 05-06.

Em Goiânia

Um dos palestrantes, Luiz Augusto de Bruin

A exemplo das demais cidades, os temas discutidos em Goiânia foram: Gerenciamento de Riscos, por Luiz Augusto de Bruin; Evolução da Embalagem da Carne no Varejo, Mauro  Kernkraut; Digitalização: Desafios e Implementação na Indústria 4.0 da Carne, por Marcelo Suzuki; Equipamentos para Ergonomia, Alexandre Álvaro Silveira; Solução em Válvulas com Tecnologia para Redução de Custos nas Plantas Frigoríficas, por José Luiz Faria; Evolução das Embalagens Termoformadas no Brasil, por Marcelo Pereira; A Cadeia Produtiva da Carne Brasileira Mudando para Atingir Resultados, Ceslo Ricardo; Amônia: Entenda seus Benefícios e Riscos dentro da Indústria Frigorífica, por Fernando Rosalvo e por fim, Visão Nacional e os Caminhos do Desenvolvimento da Cadeia da Proteína, por José Roberto Sevieri.

Um público seleto prestigiou o evento em Goiânia

Participação dos Goianos

Abrindo o Seminário Preparatório em Goiânia, falou o presidente do Sindicato das Indústrias de Carnes e Derivados no Estado de Goiás – Sindicarne, Leandro Stival. No início, ele apresentou um vídeo explicando a história da entidade e a realidade hoje em Goiás, em termos de comércio frigorífico e o que o Estado tem em se tratando de matéria prima.

Palestra inicial, Leandro Stival presidente do Sindicarne

Leandro falou também sobre as ações e desafios de Goiás em 2019. Fez um apanhado das investidas do governo do Estado no sentido de tirar alguns benefícios das indústrias frigoríficas e o que seus representantes fizeram no sentido de que não se perdessem tanto com a iniciativa do governo estadual. Leandro enalteceu ainda a parceria que o Sindicarne, através do Fundepec-Goiás, tem com a Agrodefesa que cuida da fiscalização sanitária dos rebanhos, buscando sempre melhor qualidade além de outros temas.

Antônio Flávio Camilo de Lima (e) e Leandro Stival

O presidente do Sindicarne convidou também o vice-presidente do Fundepec, Antônio Flávio Camilo de Lima para que explicasse aos presentes, o que é a entidade. Flávio falou do pioneirismo no Fundepec e seu objetivo maior que é um Fundo Emergencial Indenizatório criado pelos pecuaristas goianos, e que se tornou a maior entidade nesse seguimento no País. Falou também das parcerias público-privadas com os governos estadual e federal (agrodefesa, UFG, Ministério da Agricultira e Embrapa) que vem proporcionando grandes iniciativas em prol da pecuária em goiás.

O Superintendente Federal do Ministério da Agricultura em Goiás, José Eduardo de França também foi convidado a falar e explicou as iniciativas que o MAPA vem tomando no momento em favor do crescimento das exportações e melhoramento sanitário de todos os produtos derivados do agronegócio. Esses dados foram complementados pelo gestor do SISBI – Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal, André Brandão Alves. Enfim, foi um evento de grande valia para os presentes, interessados em participarem da Grande ExpoMeat no final de setembro na capital paulista. O endereço para inscrição e maiores informações sobre o evento nacional podem ser obtidos através do portais; www.expomeat@expomeat.com.br  e também www.expomeat.com.brpara credenciamento. O telefone é: + 55 11 2730-0522.

Texto e fotos

Imprensa Sindicarne-Goiás