ACORDO DERRUBA BARREIRA SANITÁRIA CHINESA A FRIGORÍFICOS BRASILEIROS

Os acordos comerciais celebrados entre a presidente Dilma Rousseff e o primeiro ministro da China ontem também confirmaram definitivamente o fim do embargo chinês à importação de carne bovina brasileira, que se mantinha desde dezembro de 2012, por conta de um caso “atípico” do mal da vaca louca no Paraná.

Na ocasião, a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, anunciou que os oito frigoríficos que estavam impedidos de exportar carne bovina ao país asiático, e mais um de carne de frango, que não tem relação com a suspensão, foram habilitados pela agência de inspeção sanitária e quarentena do governo chinês, como parte dos acordos.

Entre os oito frigoríficos, cinco são da JBS, dois da Marfrig e um da Minerva, de acordo com uma fonte do setor. As três empresas figuram entre as maiores exportadoras de carne do país.

“Não temos mais nenhum empecilho para voltarmos a vender à China, agora é com as empresas”, disse a ministra à noite, após encontro com o ministro da Agricultura chinês, Han Chang.

No ano passado, em visita a Brasília, o presidente chinês, Xi Jinping, já havia assinado um termo de compromisso pela quebra do embargo à carne bovina brasileira. Entretanto, as restrições serão encerradas de fato somente agora após o cumprimento de uma série de procedimentos burocráticos que incluíram a vinda de técnicos do serviço veterinário chinês ao Brasil e a celebração de um protocolo de certificado sanitário pelo qual o Brasil comprova estar totalmente imune a novos casos da doença.

Segundo o secretário de Defesa da Agropecuária, Décio Coutinho, juntas essas nove plantas industriais aprovadas  pelo governo da China têm capacidade de exportação estimada em US$ 180 milhões anuais. No entanto, a expectativa da ministra Kátia Abreu é de que em visita aos chineses, em junho, possa garantir a autorização para mais 17 estabelecimentos: mais nove de carne bovina, mais sete de frango e uma de suínos.

Caso a delegação brasileira volte de lá com a garantia de mais essas plantas, a expectativa do Ministério é de que esses 26 frigoríficos somem US$ 520 milhões por ano em volume de carne exportado. Para se ter ideia do potencial de mercado externo para a carne brasileira, em 2012, quando a China levantou o embargo, o Brasil exportou US$ 37,7 milhões de carne bovina àquele país contra US$ 2,5 milhões em 2009, ano em que o mercado chinês se abriu para esse tipo de carne do Brasil.

“Reiterei ao primeiro-ministro nosso interesse em tornar efetivo e ágil o processo de habilitação de novos estabelecimentos brasileiros produtores de carne bovina, suína e de aves”, afirmou  a presidente Dilma em cerimônia no Palácio do Planalto. Atualmente, 36 plantas brasileiras já vendem carnes normalmente aos chineses: 29 são de frango e sete de suínos.

Também foi assinado um acordo de cooperação entre os países para pesquisas com transgênicos. Os chineses também demonstraram interesse em construir parques industriais de alimentos processados no Brasil.