Alemanha encontra mais 30 casos de peste suína africana em javalis

Outros 30 casos de peste suína africana (FSA) foram encontrados em javalis no leste da Alemanha, disseram autoridades na quarta-feira, em um surto contínuo entre animais selvagens que interrompeu as exportações de carne suína alemã para a Ásia. Os novos casos ocorreram no estado de Brandenburg, no Leste, e elevam o número de casos confirmados da doença em javalis para 527 no estado, disse o ministério da saúde de Brandenburg. Junto com 17 casos na região oriental da Saxônia, isso eleva o total de casos relatados na Alemanha para 544. Todos estavam em animais selvagens sem porcos afetados.

Mas dois dos 30 novos casos relatados foram encontrados a cerca de 2 km (1,2 milhas) fora da zona central, onde outros casos foram encontrados, disse o ministério de Brandemburgo. Cercas elétricas estão sendo construídas em torno da área das últimas descobertas. China, Coreia do Sul e Japão proibiram as importações de carne suína alemã em setembro de 2020, depois que o ASF foi encontrado em javalis no leste da Alemanha.

O governo alemão disse em dezembro que está continuando conversas intensivas com a China sobre o relaxamento das proibições de importação de carne suína alemã impostas após a descoberta de ASF no país. Os preços dos suínos alemães permaneceram estáveis esta semana em 1,19 euro o quilo, um nível que se manteve desde meados de novembro, disse a associação de criadores de animais alemães VEZG na quarta-feira.

Outros países da União Europeia expandiram as exportações de carne suína para a Ásia para substituir os suprimentos alemães, abrindo oportunidades de vendas para a Alemanha dentro da Europa. Os aumentos nos preços dos suínos foram limitados pela redução da capacidade nos matadouros alemães, à medida que implementam mudanças de saúde e segurança para atender aos padrões mais elevados após vários surtos de COVID-19 em frigoríficos.

REUTERS