Brasil deve retomar exportação de frango para o Reino Unido até junho

Reino Unido aumentou a cota de importação para 96,5 mil toneladas ao ano. Interrompidas desde 2017, as exportações brasileiras de carne de frango para o Reino Unido devem ser retomadas ainda este ano, segundo declarou o Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, durante evento do setor realizado ontem (27/4) em São Paulo. “Se não em maio agora, quando o Presidente for no evento de coroação do rei Charles, até junho há muito boa expectativa para que esse mercado volte a ser aberto para a carne de frango brasileira”, garantiu o Ministro ao comentar sua passagem pelo Reino Unido na última semana e a reputação do produto brasileiro na Europa.

Em meados deste mês, o Reino Unido aumentou os volumes das cotas para compra de carne de aves do Brasil em 16,6 mil toneladas anuais, para 96,5 mil toneladas, depois de ter passado anos com volume baixo de compras.

Embora o Brasil possua habilitação para exportar carne tanto bovina quanto de frango para a Europa, desde a operação carne fraca não houve novas habilitações e a lista de plantas pré-habilitadas foi suspensa. Segundo Fávaro, o volume embarcado hoje é menor do que o registrado em 2016, ano que antecede a operação. “A União Europeia continua ainda com essas restrições, estão em tratativas ainda, mas o Reino Unido como saiu da União Europeia precisou buscar o seu próprio reconhecimento de boas práticas dessas plantas que não estão mais habilitadas.

Vieram ao Brasil fizeram as vistorias, estamos fazendo as tratativas, já temos conhecimento do parecer que será favorável a reabertura dessas novas plantas”, detalhou o Ministro. O continente europeu vive a pior epidemia de gripe aviária, segundo monitoramento feito pela Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA, na sigla em inglês), com 37 países afetados e 2.540 casos em aves de criação comercial entre outubro de 2021 e setembro de 2022.

A situação tem levado a uma forte alta no preço da carne de frango, ovos e derivados. “É abertura de mercado e tenho certeza que isso vai ajudar. O Brasil cumpre também esse papel de os ajudar a combater uma inflação de alimentos no pós-pandemia com carne de qualidade, bom sistema sanitário e a garantia da qualidade brasileira”, completou Fávaro. Segundo o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, estas alterações deverão gerar uma receita adicional de mais de US$ 60 milhões nas vendas dos produtos avícolas para o Reino Unido.

VALOR ECONÔMICO