Campanha contra aftosa é deflagrada em Silvânia

A campanha de combate à febre aftosa foi deflagrada, oficialmente, no último sábado no salão de encontro da Igreja São Sebastião, na cidade de Silvânia, a 85 quilômetros de Goiânia. A proposta, anunciada pelo presidente da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), José Manoel Caixeta, é atingir 100% do rebanho destinado à vacinação. Alguns animais foram vacinados após o encerramento da solenidade, realizada ao lado do salão, pelas autoridades presentes. A vacinação na realidade já começou dia 1º e prosseguirá até 30 de novembro, complementando a segunda etapa.

Manoel Caixeta: “Esperamos vacinar 100% de todo nosso rebanho”

Com esse propósito, o prefeito do Município, José Faleiros, doou uma novilha da raça Girolando, para um sorteio dos criadores cadastrados no sábado pela Agrodefesa. “Espero com essa iniciativa estimular os pecuaristas a cadastrarem seus animais em idade de vacinação”, observou Faleiros, pequeno produtor na região.

A exemplo do prefeito, 45% da população de Silvânia, zona da Estrada de Ferro, vive no meio rural. Se depender do seu estímulo, ele acha que 100% do rebanho do município será imunizado contra a aftosa. “Este é o sonho do produtor”, garante. O presidente da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), Tasso Jayme, demonstra confiança nos índices de vacinação 100%. Observa ele que no ano passado, esse índice foi de 99%.

Segundo Tasso Jayme, “essa impulsão advém de amplo trabalho do Fundepec (Fundo de Desenvolvimento da Pecuária), iniciativa de cunho privado, e da Agrodefesa. Seus trabalhos resultam na sanidade do rebanho e consequente qualidade da carne bovina de Goiás”.

Tasso Jayme: “O sucesso de Goiás em relação à aftosa, deve-se ao Fundepec e a Agrodefesa”

Agrodefesa, a agência que cuida da parte de sanidade animal e vegetal no Estado, quer concretizar um feito inédito: vacinar 100% do rebanho, composto por 22.868.131 cabeças. Há exatos 23 anos ininterruptos sem o registro de um único foco de aftosa. O fato é saudado pelas instituições ligadas ao segmento agropecuário, entre elas o Fundepec e parceiros como o Sindicarne, Sindileite, Faeg e AGCZ.

Presenças

O lançamento solene da campanha de combate à febre aftosa foi prestigiado pelas representações de Silvânia, Santa Cruz de Goiás, Bonfinópolis, Abadiânia, Gameleira, Passa Quatro, Bela Vista, Leopoldo de Bulhões, São Miguel e Goiânia. Falaram na ocasião, ressaltando a importância da vacinação do rebanho bovino e bubalino, a vereadora Tatiane Duarte, deputado federal Roberto Balestra, José Manoel Caixeta, presidente da Agrodefesa, Vilmondes Cruvinel, deputado estadual Jean Carlos, Tasso José Jayme, presidente da SGPA.

O evento contou com a participação da Secretaria da Agricultura, diretoria da Agrodefesa, Emater, Fundepec, Superintendência Estadual do Ministério da Agricultura, Associação dos Engenheiros Agrônomos de Goiás, Sindicato dos Engenheiros Agrônomos, entre outros. O governador do Estado e o vice não comparecerem sob alegação de falta de teto no trajeto. Marconi Perillo e José Eliton viajariam de helicóptero.

Texto: Wandell Seixas