CARNE BOVINA VAI ULTRAPASSAR A SOJA E VIRAR CARRO-CHEFE DA BALANÇA COMERCIAL, DIZ PRESIDENTE DA ABCZ

Em alguns anos, o Brasil terá uma mudança do carro-chefe da balança comercial. A soja, que ocupa atualmente o posto número um, poderá ceder lugar para a carne bovina, de acordo com estimativa de Luiz Claudio de Souza Paranhos Ferreira, presidente da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu).

O cálculo de Paranhos é simples. Há uma demanda mundial crescente por carne bovina, e o Brasil será o grande responsável por esse fornecimento. Além disso, as condições de produção estão mudando no país, que cada vez mais ganha produtividade.

Paranhos diz que, com as mudanças que estão sendo incrementadas na produção, o país deverá chegar facilmente a 15 milhões de toneladas de carne bovina. As receitas, previstas em US$ 7,5 bilhões em 2016, deverão atingir US$ 28 bilhões em uma década. As exportações de soja, que devem atingir US$ 27 bilhões neste ano, estão prevista em US$ 25 bilhões em 2016.

Fonte: Folha de São Paulo, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.
Foto: www.feedfood.com.br