Carnes bovina e de frango favorecidas por momento de mercado, diz XP

O atual cenário global favorece os exportadores brasileiros de carnes bovina e de frango, segundo relatório divulgado pela XP Investimentos na segunda-feira (12).“Um alinhamento perfeito cercou o setor avícola devido aos preços mais baixos das rações, além da gripe aviária e da crise Rússia/Ucrânia que afetou negativamente a oferta, enquanto o trade-down em busca de proteínas mais baratas está impulsionando a demanda e sustentando os preços”, escreveram os analistas Leonardo Alencar e Pedro Fonseca em relatório. “Portanto, somos da opinião de que o momentum mais beneficia os players expostos à avicultura.” Os analistas também têm uma visão positiva para a carne bovina do Brasil em virtude dos custos mais baixos, devido à virada do ciclo do gado e forte demanda de exportação, principalmente por parte da Ásia e dos Estados Unidos.

Alguns riscos que continuam a afetar o setor frigorífico são a valorização do real frente ao dólar, já que 76% do faturamento do setor é em dólares, e críticas relacionadas a desmatamentos. “Portanto, um fluxo de notícias negativo pode afetar negativamente as ações do setor e a percepção dos investidores, mas reconhecemos as iniciativas das empresas dentro da agenda ESG (Ambiental, Social e Governança)”, disseram os analistas. A XP Investimentos anunciou no relatório o início da cobertura das ações da Minerva Foods, com recomendação de “compra”.

Os analistas consideram que a presença geográfica e a plataforma de exportação da companhia devem proporcionar à Minerva um poder de arbitragem único entre os frigoríficos brasileiros, traduzindo-se em um sólido momento de resultados. A XP também reiterou a ação da JBS como sua principal escolha no setor frigorífico, em razão de sua plataforma global e portfólio em expansão que devem fornecer “uma resiliência rara” para uma empresa. A recomendação para a BRF foi alterada de “neutra” para “compra”, devido à melhora nos fundamentos da empresa, “com espaço para surpresas positivas da nova gestão”. Para a Marfrig, a XP reiterou a recomendação de compra já que as ações da companhia estão sendo negociadas com desconto excessivo na avaliação dos analistas.

CARNETEC