Top

Sindicarne - Goiás

CHINA VAI HABILITAR 26 FRIGORÍFICOS BRASILEIROS ATÉ JUNHO

O Brasil deverá ter 26 plantas frigoríficas habilitadas a exportar para a China até junho deste ano, o que pode representar cerca de US$ 520 milhões em vendas para o país oriental. O anúncio foi feito recentemente pela ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) depois de receber em audiência o ministro chinês da Administração de Inspeção de Qualidade e Quarentena, Zhu Shuping.

Na manhã do dia 19, a presidenta Dilma Rousseff e o primeiro-ministro da China, Li Keqiang, oficializaram a liberação da venda de carne bovina para o mercado chinês, embargada desde 2012. A presidenta recebeu o primeiro-ministro chinês em solenidade no Palácio do Planalto.

Do total de plantas habilitadas, nove frigoríficos (oito de bovinos e um de aves) tiveram a habilitação oficializada, junto com a assinatura do fim do embargo da China à carne brasileira.

Segundo a ministra Kátia Abreu, o governo chinês se comprometeu em liberar as 17 plantas restantes em junho, durante visita oficial da ministra ao país oriental. “Entreguei toda a documentação em inglês para o ministro. Ele saiu daqui com a promessa de uma cooperação rápida, de que tem toda disposição de ajudar”, disse.

De acordo com o superintendente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Olmir Cividini, a medida é importante para os pecuaristas de Mato Grosso. “Cada mercado que se conquista é a possibilidade de se conseguir o crescimento da atividade econômica da pecuária de corte.” Segundo ele, este aumento externo de demanda não impactará a oferta ao mercado interno, em função da intensificação de tecnologia no campo, da integração lavoura-pecuária e da eficiência no confinamento de gado.

Por outro lado, o presidente do Sindicato das Indústrias de carnes e Derivados do Estado de Goiás – Sindicarne, José Magno Pato disse que a China é a bola da vez em termos de importação de carne bovina embora ela não tenha em sua cultura, o consumo desse produto. Pato esclarece que a única forma de ganharmos mais mercados, é a produção com alta tecnologia. Goiás é o estado brasileiro que tem o maior número de frigoríficos credenciados para exportação e que abatem frangos e bovinos.

Fonte: Mapa e Acrimat, resumida e adaptada por Equipes BeefPoint e Sindicarne-GO

Crédito das imagens: Moisés Palácios / www.ruralcentro.uol.com.br