CIDADES COM COOPERATIVAS REGISTRAM MELHOR QUALIDADE DE VIDA

Segundo levantamentos oficiais feitos pelo Sistema Goiano de Cooperativismo (OCB – Sindicato e Organização das Cooperativas), no estado em 82 dos 246 municípios, existem cooperativas nos diversos seguimentos da economia principalmente no agronegócio. A renda dessas cooperativas aumentou em 250% em 10 anos e os registros de assentamento dessas unidades em 24%.

Tais dados estão inseridos no Censo do Cooperativismo Goiano lançado dia 19 último pela OCB. Ele está em sua décima edição e é fruto de um trabalho pioneiro do Sistema OCB/Sescoop-Go. Segundo a publicação, os analistas da OCB visitaram todas as cooperativas registradas no estado de Goiás, no intuito de captarem dados e elaborar um verdadeiro mapa do cenário cooperativista do estado.

O Censo do Cooperativismo Goiano contém dados como número de unidades e empregados, capital social, lucros, dentre outros elementos importantes que servem para avaliar  a situação da cooperativa no cenário municipal, estadual e até nacional.

Durante dez anos, o documento refletiu os avanços ocorridos no seguimento com melhoria na estrutura, mais clareza, objetividade e evolução. O Censo do Cooperativismo Goiano, cujos dados são referentes a 2014, apresenta informações dos 11 ramos cooperativistas em Goiás. Eles apontam ainda que a renda per capita dos cidadãos onde existem cooperativas, é maior 28% que de outros onde não existem estas unidades.

LANÇAMENTO EM PALÁCIO

_DSC0180
O Censo do Cooperativismo Goiano foi lançado dia 19 último em um almoço no Palácio das Esmeraldas em Goiânia oferecido pelo Governador Marconi Perillo à diretoria da OCB e outros convidados, capitaneados pelo presidente da entidade Joaquim Guilherme Barbosa de Souza. Em seu discurso de boas vindas aos convidados, o governado Marconi Perillo disse que no começo do ano não pode comparecer à solenidade de posse do novo presidente da OCB e, como forma de retribuição ao convite, recebia toda a diretoria e convidados em Palácio.

_DSC0173
O Governador elogiou a atuação da OCB em Goiás enaltecendo o seu desenvolvimento ao longo dos anos que, segundo ele, conhece desde quando era ainda deputado estadual em Goiás. Na oportunidade, Marconi Perillo assinou um decreto conferindo duas medalhas do Mérito Anhanguera no Grau de Comendador, ao ex-presidente da OCB Haroldo Max de Souza e ao atual Joaquim Guilherme.

Em entrevista à imprensa que se fez presente ao evento, o presidente da OCB disse que qualquer seguimento da economia goiana que estiver interessado em implantar sua cooperativa, basta procurar a sede da OCB em Goiânia no jardim Goiás que terá todas as informações e até assessoria jurídica para esclarecimentos de dúvidas.

Por sua vez, o presidente do Sistema Nacional de Cooperativismo, Márcio Lopes enfatizou que o  sistema cooperativista no Brasil vai muito bem, e que as cooperativas são uma chave para o enfrentamento de crises como a que o Brasil vive neste momento, com baixo índice de empregos e queda quase que vertical do PIB – Produto Interno bruto Nacional.

Fotos: Fábio Salazar