Criação de bovinos é uma atividade poluente

Existe um grupo de ambientalistas que faz carga contra o boi, mostrando que sua criação é responsável por grande parte da poluição do planeta. Poderíamos acrescentar o seguinte: “também o boi é um dos responsáveis pela poluição”.

Considerando que no Brasil a criação de bovinos na quase totalidade é realizada em pastagens, a coisa não é bem assim, senão vejamos:

1. No Brasil temos em torno de 200 milhões de bovinos;
  2. Para a criação deste imenso rebanho, temos 160 milhões de hectares de pastos;
  3. Estudos mostram que cada bovino emite por ano 50 kg de gás carbônico (CO2) e 53 Kg de metano, totalizando portanto em torno de 20 milhões de toneladas/ano. É muita coisa não concordam?
  4. Os 168 milhões de hectares de pastagens permanentes, absorvem anualmente só de CO2, 720 milhões de toneladas portanto, o boi tem é crédito em relação a poluição e não débito como querem muitos.

Concluindo

Todos nós somos responsáveis pela poluição do planeta e viva a Índia que considera sagrada a vaca.

José Magno Pato, Presidente do Sindicarne e Fundepec-Goiás