Diferença de preços entre carnes bovina e suína tem forte queda em 2023

A diferença de preços entre a carne suína e a bovina no mercado doméstico em 2023 caiu para 82% na média dos primeiros seis meses do ano, em relação a 152% no mesmo período do ano passado, favorecendo a competitividade da carne bovina, segundo análise da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS)

“Com a carne bovina mais ofertada, houve uma redução considerável da competividade da carne suína no atacado, pois a diferença de preço entre as duas carcaças (spread) está bem menor do que em anos anteriores”, disse a ABCS. A redução na diferença de preços ocorre devido à maior disponibilidade de carne bovina no mercado doméstico e redução na de carne suína. A disponibilidade interna de carne suína nos primeiros cinco meses de 2023 caiu em 30 mil toneladas e a de carne bovina aumentou em quase 300 mil toneladas, quando comparadas com o mesmo período de 2022, segundo dados elaborados pelo consultor de mercado da ABCS, Iuri P. Machado. “Esta redução, embora relativamente pequena, significa um recuo projetado de 340 g per capita/habitante/ano, sendo que nos últimos anos o consumo per capita de carne suína vinha subindo acima de 1 kg/hab./ano”, segundo a análise da ABCS.

A média de preço da carcaça suína em 2023 calculada pela ABCS, considerando janeiro a junho, é de R$ 10,08/kg, e a da carcaça bovina, R$ 18,31/kg. Com a oferta crescente de carcaça bovina, cuja cotação continua em queda, o presidente da ABCS, Marcelo Lopes, não espera altas significativas no preço pago ao produtor de suínos, a menos que a oferta de carne suína caia no mercado doméstico. O preço médio da carcaça especial suína no atacado da Grande São Paulo registra queda de 8,4% na parcial de junho, em relação a maio, a R$ 8,84.

ABCS