EM MAIO NOVA CAMPANHA CONTRA A FEBRE AFTOSA

No dia 1º de maio o governo de Goiás, em parceria com entidades de classe ligadas a pecuária, deverá lançar nova campanha de vacinação contra a febre aftosa. Como acontece todos os anos, essa iniciativa se dá sempre nos meses de maio e novembro.

O objetivo é alcançar índices próximos aos 100% no tocante a imunização de bovinos e bubalinos durante todo o mês de maio. Fontes da Agrodefesa esclarecem que os produtores rurais devem proceder a vacinação sob pena de pesadas multas no caso de falhas. Na reincidência, pode acontecer até mesmo a interdição da propriedade.

Segundo o novo sistema, o pecuarista deve comprar as vacinas e proceder a imunização do rebanho. Em seguida, comunicar a Agrodefesa, através de seu Portal. A Campanha vai durar todo o mês de maio e espera-se que a vacinação atinja todo o rebanho hoje acima de 22 milhões de cabeças.

VINTE ANOS SEM AFTOSA

O estado de Goiás é considerado zona livre da febre aftosa. Esse reconhecimento tem o aval da Associação Mundial de Saúde Animal e só foi conseguido depois de um intenso trabalho de parceria entre o governo do estado através da Agrodefesa e o Fundo para o Desenvolvimento da Agropecuária em Goiás – Fundepec. Já são 20 anos sem a doença no estado, daí a necessidade de imunização sem falhas.