ESTADOS UNIDOS: PODERÃO AUMENTAR AS IMPORTAÇÕES DE CARNE DO BRASIL?

O mercado de exportação de carne bovina caiu no ano passado após o forte dólar ter levado os países a procurar fazer comércio em outros locais. O forte dólar levou a uma enchente de carne bovina mais barata aos Estados Unidos também. As exportações de carne bovina caíram em 12% no ano comparado com um aumento de 20% nas importações.

A Austrália enviou muita carne bovina aos Estados Unidos no ano passado, à medida que o país continua abatendo gados de regiões impactadas pela seca, disse Craig VanDyke, do Top Third Ag Marketing. O rebanho bovino de corte da Austrália alcançou seus menores números desde 1990. “Nós devemos começar a ver essas importações aumentarem um pouco? Obviamente, devemos ficar de olho nas taxas de câmbio.

Os Estados Unidos reabriram o mercado para a carne bovina da América do Sul. Isso não resultou em muito comércio ainda com o Brasil, somente sendo responsável por 4% das importações de carne bovina aos Estados Unidos no ano passado.

VanDyke disse que essas importações do Brasil são carne pré-cozida. Não foi carne fresca, como steaks ou até mesmo carne moída para hambúrguer.

Uma mudança pode ocorrer à medida que o dólar se distancia de moedas estrangeiras, como o Real do Brasil. As importações de carne brasileira pelos Estados Unidos podem potencialmente mudar as compras de produto australiano para produtos sul-americanos, como Brasil e Argentina.

Apesar desses fatores de importação, as exportações não devem continuar caindo. As exportações estão estáveis agora, disse Derrell Peel, economista da Universidade do Estado de Oklahoma. “Elas não aumentaram de fato e provavelmente não aumentarão muito em 2016”, disse Peel sobre o mercado de exportação. Ele espera que as importações de carne bovina cairão de forma significativa para o ano, ajudando a melhorar o cenário geral comercial.

Fonte: AgWeb.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.