EVENTO NO PALÁCIO DAS ESMERALDAS COMEMORA O DIA MUNDIAL DO LEITE

EBP_6598Como vem ocorrendo há vários anos, o Sindicato das Indústrias de Laticínios do Estado de Goiás – Sindileite, comemorou no Palácio das Esmeraldas, sede do governo goiano em Goiânia, no Salão Dona Gercina Borges, o Dia Mundial do Leite. A data oficial é primeiro de junho. Porém,  este ano excepcionalmente o Sindileite comemorou este evento no dia 2   com a presença do  governador do Estado de Goiás Marconi Perillo, além de empresários do setor lácteo, parceiros e convidados.

Este evento é uma iniciativa do SINDILEITE-GO – Sindicato das Indústrias de Laticínios do Estado de Goiás que este ano conta com as parcerias da CENTROLEITE (Cooperativa Central de Laticínios de Goiás) e da SIG COMBIBLOC – empresa especializada em embalagens cartonadas. Na oportunidade, os promotores do evento doaram cerca de 70 mil litros de leite à Organização das Voluntárias de Goiás que, por sua vez , distribuirá toda a doação à entidades filantrópicas cadastradas junto à OVG.

A comemoração alusiva ao Dia Mundial do Leite tornou-se tradição em Goiás desde 2007, reunindo um grande número de entidades privadas e públicas ligadas ao segmento lácteo que hoje forma os seguintes elos: fornecedores de insumos, produtores, transportadores, indústrias, atacadistas, varejistas e por fim, o consumidor final.

EBP_6662

O evento foi aberto pelo presidente do Sindileite  e também do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB, empresário Joaquim Guilherme Barbosa de Souza que na oportunidade, falou sobre a importância da cadeia láctea hoje presente nos 246 municípios goianos. Segundo ele, o leite emprega atualmente mais de 250 mil pessoas. Diretamente, cerca de 170 mil trabalhando nas fazendas e nas indústrias.

Joaquim Guilherme falou da parceria que o setor lácteo, – especialmente as indústrias, – tem mantido com o Estado, principalmente neste ano de crise quando as indústrias atenderam ao apelo do estado no sentido de se privarem de alguns benefícios tributários.

EBP_6708

O próximo a discursar foi o presidente da Centroleite Haroldo Max de Souza. Disse ele que a entidade conta hoje com 18 cooperativas que vem trabalhando no sentido de melhorar ainda mais a comercialização de leite produto que Goiás é hoje referência nacional.

EBP_6732

Discursou no evento também o vice governador José Eliton, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Agricultura e Irrigação. Para ele, o agronegócio hoje em Goiás tem trabalhado muito no desenvolvimento goiano gerando empregos e divisas.

EBP_6756

Por sua vez a primeira Dama Valéria Perillo, presidente da OVG, agradeceu as doações das indústrias, cerca de 70 mil litros, salientando que esses produtos serão fundamentais para ajudar na alimentação de milhares de pessoas carentes. Desde 2.010, as indústrias de laticínios estão fazendo doações à Organização das Voluntárias de Goiás perfazendo um total de 400 mil litros de leite.

EBP_6781

O último a discursar foi o governador Marconi Perillo. Ele disse que há vários anos, vem tentando melhorar a política tributária incidente sobre os  produtos lácteos, no sentido de que Goiás tenha melhores condições de mercado em relação a outros estados. Marconi elogiou também o desempenho das indústrias lácteas goianas que vem colocando no mercado a cada dia, produtos diversificados e de melhor qualidade.