Exportações americanas de carne bovina recuam 8% em outubro

As exportações de carne bovina pelos americanos totalizaram 108.017 toneladas em outubro. O resultado representa uma queda de 8% em relação ao grande volume do ano passado, de quase 120 mil toneladas. O valor das exportações caiu 11%, para US$ 649,1 milhões. Os dados foram divulgados pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) e compilados pela Federação de Exportação de Carne dos Estados Unidos (USMEF, na sigla em inglês). Em relação aos 10 primeiros meses de 2019, as exportações de carne bovina caíram 2,5% em volume, totalizando 1,1 milhão de toneladas. Na mesma comparação, o valor das exportações alcançou US$ 6,75 bilhões. Carne bovina e variedades exportadas mensalmente pelos EUA. Crédito: Federação de Exportação de Carne dos EUA. O valor das exportações de carne bovina por cabeça de abate foi, em média, de US$ 284,56 em outubro, uma queda de 10% em relação ao ano anterior. A média de janeiro a outubro caiu 4%, para US$ 308,04. As exportações do mês de outubro representaram 12,9% da produção total de carne bovina dos EUA e 10,5% apenas para cortes musculares, ante 14,1% e 11,6%, respectivamente, no ano passado. O embarque do produto para o Japão aumentou 21% em volume e 13% em valor (US$ 320 milhões) no mês. Em relação a Coréia do Sul, os embarques americanos desaceleraram no mês, no entanto, permanecem em ritmo recorde na medida que a Coréia solidifica sua posição como o principal mercado em crescimento para a carne bovina dos EUA em 2019. O volume de outubro caiu 3% na comparação com 2018, para 19.637 toneladas. O valor recuou 10%, para US$ 138,4 milhões.

PORTAL DBO