FUNDEPEC-GOIÁS EMPOSSA NOVA DIRETORIA E TRAÇA ARROJADO PLANO DE TRABALHO

Em evento bastante concorrido com a presença da maioria dos Conselheiros e de outros convidados especiais, o Fundo para o Desenvolvimento da Agropecuária em Goiás empossou neste 1º de julho, sua nova diretoria encabeçada pelo médico veterinário e pecuarista Alfredo Luiz Correia como presidente e pelo jurista e pecuarista Clarismino Luiz Pereira Júnior, como vice-presidente. Alfredo representa o Sindileite – Sindicato das Indústrias de Laticínios do Estado de Goiás e Clarismino a Associação Goiana dos Criadores de Zebu – AGCZ.

Também na mesma solenidade, os demais conselheiros referendaram a posse. O mandato da nova diretoria vai até 30 de junho de 2018. O Fundo para o Desenvolvimento da Agropecuária em Goiás foi criado há 25 anos. É um Fundo indenizatório para o caso de abate de animais acometidos de doenças infecto-contagiosas como por exemplo, a aftosa. Se um produtor rural, que contribui para a formação do Fundo tiver o seu rebanho infectado que tenha que passar pelo processo de abate sanitário, ele é ressarcido pelo Fundo. Porém, tem que necessariamente ser contribuinte cuja inscrição é feita na sede do Fundo à rua 261, Qd 95, Lt 33 no Setor Leste Universitário em Goiânia. Para os interessados residentes no interior, estes devem procurar os escritórios da Agrodefesa.

Entende a nova diretoria do Fundepec-Goiás que a entidade tem enormes desafios a serem enfrentados a cada etapa. O Fundo é hoje uma referência nacional e  mundial mas precisa ampliar seu leque de atuação, já que seu objetivo principal é o produtor rural. Neste sentido, a nova diretoria está traçando nova linha de trabalho.

Para se ter uma ideia da importância do Fundepec-Goiás, a sua implantação foi fundamental para o desaparecimento da febre aftosa em Goiás há 20 anos. Isso porque o Fundo trabalha em parceria com a Agrodefesa repassando ao órgão do governo, 15% de toda sua arrecadação cuja verba é utilizada para as ações atinentes a fiscalização de fronteiras e o trabalho em favor da melhor qualidade do rebanho bovino.

Com a criação do Fundepec-Goiás há 25 anos, o estado é pioneiro neste tipo de iniciativa. Com o passar dos anos e os resultados positivos, a entidade motivou a criação de similares em outros estados brasileiros como São Paulo, Bahia, Paraná e Paraíba. O Fundepec-Goiás é hoje referência também mundial. Em 2014, uma missão técnica da Organização Mundial de Saúde Animal (antiga OIE – Organização Internacional de Epizootias) esteve no Brasil fazendo uma espécie de auditoria em 12 estados verificando a qualidade sanitária do rebanho, sistemas de produção e até de abate. O relatório desta entidade é divulgado no mundo todo e, através dele, os países que comercializam carnes e derivados são informados das condições das regiões visitadas. Para se ter uma base da importância da Organização Mundial de Saúde Animal, ela foi criada em 1921 e é seguida em seus relatórios por mais de 150 países que compram carnes e derivados além de outros alimentos.

Depois da visita feita a 12 estados brasileiros, os técnicos da OMSA estiveram no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e confirmaram que o estado de Goiás, está à frente dos demais estados nos trabalhos em prol da qualidade sanitária do rebanho e na parceria com o poder público. Esses técnicos, antes do relatório, visitaram o Fundepec-Goiás e tomaram conhecimento de sua história e seu trabalho pioneiro em prol da qualidade do rebanho goiano.

NOVAS ETAPAS

Todas as diretorias que estiveram à frente do Fundepec-Goiás, deram uma grande parcela de contribuição para o crescimento da entidade. Na gestão do último presidente médico veterinário José Magno Pato, muita coisa foi feita entre elas, mudanças nos estatutos visando maior abertura no leque de atuação do Fundo que parte agora para alcançar maior número de produtores, se tornar mais conhecido e ajudar a combater outras doenças além da aftosa como tuberculose e brucelose e outras ações. Isso ficou bem definido durante as falas de alguns conselheiros que se fizeram presentes à solenidade de posse.

Por outro lado, o novo presidente Alfredo Luiz Correia agradeceu o trabalho feito na gestão de José Magno Pato, bem como a sua indicação para encabeçar a nova diretoria e enfatizou o seu compromisso no sentido de que as novas metas traçadas e outras que virão ao longo de seu mandato, sejam cumpridas. Igualmente falaram outros conselheiros, Clarismino Luiz Pereira Junior (AGCZ); Haroldo Max de  Souza, (OCB); Hugo Cunha Goldfeld, (SGPA); José Mário Schreiner, FAEG/SENAR); Antônio Flávio Camilo de Lima, (FAEG/SENAR) e Júlio César Carneiro, (AGS).

José Magno Pato, que deixou a presidência, vai continuar como Conselheiro, representando o Sindicarne – Sindicato das Indústrias de Carnes e Derivados do estado de Goiás. Magno Pato foi um dos principais articuladores na década de 80 quando reuniu dezenas de produtores e industriais para a criação da antiga Fundação para Defesa  da Agropecuária no Estado de Goiás.

Fotos: Emanuell Prado | E4studio