Fundepec-Goiás homenageia produtores que se destacaram no agronegócio

O evento aconteceu na noite desta terça-feira na sede da entidade em Goiânia, com as presenças de dezenas de convidados, a grande maioria ligada ao setor produtivo rural no Estado. Este evento já é uma tradição do Fundo para o Desenvolvimento da Pecuária em Goiás. Como acontece todos os anos, em 2019 foram agraciados com a estatueta, ícone da entidade para esse tipo de homenagem, Osvaldo Guimarães, pecuária de corte; Danilo Resende Ferreira, pecuária de leite; Fernando Guimarães Cruvinel, suinocultura; Fábio Magnus Ferreira Lauriano Leme, avicultura e como destaque agropecuário, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás.A estatueta que representa o produtor rural, foi concebida pelo escultor e pintor goiano Omar Souto. A obra representa um produtor mostrando sua moeda de troca, cujas “esfinges” são um boi de corte, uma vaca de leite, um suíno e uma ave. A peça é fundida em alumínio escovado com pedestal de pedra decorativa, pesa um quilo e meio e 40 cm de altura. Como obra de arte e exclusive do Fundepec, vem assinada pelo artista e como tal, faz parte do acervo cultural do Estado de Goiás.

Abertura

Joaquim Guilherme  fez a abertura do evento

A abertura do evento coube ao presidente do Fundepec-Goiás, Joaquim Guilherme Barbosa de Souza que saudou os convidados e fez um rápido balanço da atuação da entidade que dirige no ano que se encerra, entre elas apoio à várias exposições agropecuárias no Estado; financiamento do trabalho de diagnóstico da cadeia láctea estadual; reforma da sede do Batalhão da PM encarregado do patrulhamento rural; parceria com a Embrapa Gado de Corte no diagnóstico da cadeia de bovinocultura de corte; convênio com a Agrodefesa no valor de R$ 1.475.000,00 para as ações do órgão no trabalho de fiscalização sobre a qualidade sanitária dos rebanhos; apoio financeiro para o combate à peste suína clássica na zona não livre da doença; intermediação do acordo entre indústrias e produtores de leite na busca de antecipação dos preços do leite in naturae convênio com a Universidade Federal de Goiás para o intercâmbio de professores.

HOMENAGENS

A primeira pessoa a ser homenageada foi o pecuarista Osvaldo Moreira   Guimarães, de São Miguel do Araguaia, cuja estatueta foi entregue pelo também pecuarista e vice-presidente do Fundepec, Antônio Flávio Camilo de Lima. Osvaldo Guimarães em sua fala, enalteceu o trabalho dos pecuaristas goianos em prol do desenvolvimento dos rebanhos de corte, salientando que esse seguimento superou uma série de dificuldades e hoje é destaque na economia não só de Goiás mas do País. Para ele o produtor rural não deve desistir nunca de suas atividades e procurar evoluir sempre. Como exemplo, citou o seu criatório que já chegou a atingir 2.02 quilos/dia com animais à pasto e não confinados.No final fez largos elogios ao Fundepec pelo seu trabalho ao longo dos anos, com parcerias junto à Agrodefesa e outras instituições que lutam pelo desenvolvimento da pecuária no estado, buscando cada vez mais qualidade.

A segunda homenagem foi prestada ao produtor de leite Danilo Resende Ferreira da região de Silvânia. A estatueta foi entregue pelo diretor executivo do Sindileite e Conselheiro do Fundepec, Alfredo Luís Correia que fez questão também de chamar à frente, o patriarca da família do homenageado, João Wander pelo seu trabalho inicial no empreendimento. Danilo Resende cuida da propriedade familiar Céu Azul que hoje é uma referência, com uma produção de 22 mil quilos/dia com um rebanho 670 vacas em lactação com 33 quilos/dia por animal e um índice de 32 mil litros por hectare/ano.

Salientou Danilo que produzir leite exige muita dedicação e perseverança, tendo em vista as variáveis que a atividade oferece. Mas, com profissionalismo chega-se a bons resultados. O homenageado aproveitou o momento para falar sobre a última iniciativa dos produtores de leite, e os laticínios que conseguiram chegar a um consenso sobre a definição dos índices de preços do leite em Goiás, com a chamada Câmara de Conciliação da Cadeia Láctea. É que a partir de janeiro de 2020, o produtor vai saber, de forma antecipada, qual o preço do leite a ser pago pelos laticínios para que se possa planejar gastos nas fazendas. Para Danilo, essa iniciativa poderá se tornar até numa referência para o restante dos estados produtores de leite.

O terceiro homenageado foi Fernando Guimarães Cruvinel, suinocultor em Rio Verde. A estatueta foi entregue pelo presidente da Associação Goiana de Suinocultores, Eugênio Pires Arantes. Fernando Cruvinel é formado em fisioterapia e é também professor universitário, mas tem se dedicado de forma intensa à suinocultura, dando sequência ao empreendimento iniciado pelos seus avós e pais. Explicou ele que ainda jovem, sentiu-se inclinado a entrar também na atividade pois é filho de cooperado (produtores que atuam com produção junto às cooperativas). Ele enalteceu o trabalho de seu pai Dourivan Cruvinel Souza e do irmão Alexandre Guimarães Cruvinel.

Enfatizou a atuação de toda equipe de colabores junto ao empreendimento da família. No final agradeceu ao Fundepec pela homenagem e o trabalho que a Associação Goiana de Suinocultores vem desenvolvendo em Goiás, tendo à frente o também criador Eugênio Pires Arantes com o apoio da diretora executiva da AGS, Crenilda Neves.

O quarto homenageado foi Fábio Magnus Ferreira Lauriano Leme, um paulista que se erradicou em Mineiros e hoje tem várias atividades como empresário no município. Como avicultor, cria perus e arrenda também criatórios para abate junto à   BRF. Em seu discurso enalteceu o grande trabalho do Brasil em relação ao agronegócio, enfatizando que é preciso união dos produtores para que possamos valorizar esse setor.

Fábio teceu críticas aos países desenvolvidos que já destruíram seu meio ambiente e hoje criticam o Brasil, que leva a sério sua política de preservação e vem produzindo para alimentar o mundo. Ele citou a Alemanha que acabou de implantar 23 usinas termoelétricas emanando poluição e mesmo assim, ela critica o Brasil quando constrói uma hidrelétrica e inunda alguns hectares de terras mesmo sendo um país continente. Fábio entende que não se desenvolve uma Nação sem levar a sério o meio ambiente e nesse quesito, o Brasil vem fazendo o dever de casa. Para ele, os países tidos como desenvolvidos, acham que na Amazônia só existem índios e animais e que o Brasil não produz alimentos para o mundo.

Finalizou dizendo que estamos entrando em uma era de prosperidade e que, especialmente o agronegócio brasileiro, é o responsável por essa nova retomada da economia nacional, pois nunca deixou de ter essa referência mesmo em épocas de crises mais agudas.

Finalizando o evento do Fundepec, o último homenageado foi o Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, como destaque agropecuário. A estatueta foi entregue a ele pelo presidente do Fundepec, Joaquim Guilherme Barbosa de Souza. Em sua fala, o secretário saudou todos os convidados e fez menção às oito entidades que compõem o Fundepec: Sindicarne, Sindileite, Organização das Cooperativas -OCB, Faeg-Federação da Agricultura e Pecuária, SGPA – Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura, e as Associações de Criadores de Zebu, de Avicultura e de Suinocultores.

Enfatizou Antônio Carlos que compartilhava essa premiação com os seguimentos que atuam em favor do agronegócio goiano como Agrodefesa, Emater, Ceasa e outros. Para ele, a atuação de todos tem feito a diferença. Isso é o espelho do desempenho do governador Ronaldo Caiado que, também como produtor rural, tem buscado políticas corretas para esse seguimento e isso tem feito a diferença na economia goiana.

Sobre o Fundepec, o Secretário elogiou sua atuação bem como de todas as oito entidades que compõem o Fundo, salientando que todos têm atendido as demandas da Secretaria de Agricultura, uma pasta que este ano recebeu três premiações pela sua atuação em prol do agronegócio goiano.

O Secretário, sobre o seu trabalho e de sua equipe, disse que ele não se resume somente na administração da pasta pois ela permanece e eles passam. “Nosso compromisso é eterno com Goiás buscando seu desenvolvimento sempre,” – finalizou

Texto: Imprensa Fundepec-Goiás

Fotos Emmanuel do Prado