Top

Sindicarne - Goiás

Governo busca acordos para embargos por gripe aviária

 

Negociações priorizarão os dez principais compradores da carne de frango brasileira. A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) avalia como baixo o risco de os importadores bloquearem totalmente as compras. O governo brasileiro vai tentar avançar nas tratativas com os principais importadores de carne de frango para revisar os requisitos sanitários aplicados ao Brasil em caso de introdução do vírus da gripe aviária em granjas comerciais do país. 

O objetivo é impedir restrições totais às exportações da proteína de aves — que representam 35% de todo comércio mundial desse produto — e regionalizar os bloqueios nas vendas em uma eventual ocorrência da doença nesses aviários. Esses países isolam áreas dentro de um raio de 10 quilômetros do foco e continuam exportando a partir de outras granjas. 

Porém, o governo brasileiro vê na falta de um acordo formalizado uma brecha para que, se o vírus for detectado em uma granja comercial brasileira, as exportações de todo o país sejam bloqueadas. Esse cenário seria muito mais grave e preocupante do que a ocorrência do “mal da vaca louca”, por exemplo, que resultou no embargo chinês e de alguns países de forma mais pontual. A proposta do Brasil e de outros países exportadores de carnes de aves é para que apenas as áreas ou regiões onde esses casos eventualmente forem registrados possam ser embargadas até a eliminação da doença, o que evitaria um impacto econômico e social muito maior no restante da cadeia produtiva do país. 

As negociações são tratadas com prioridade total pelo Ministério da Agricultura e serão o foco das discussões da 90ª reunião anual da Organização Mundial de Saúde Animal (Omsa), que será realizada em Paris, na França, a partir deste domingo – a primeira após a pandemia. A delegação do Ministério da Agricultura, que embarcou na sexta-feira (19/5) para a Europa, tem nove integrantes, a maior representatividade de um governo no encontro. 

Além da alteração dos protocolos para garantir a continuidade das exportações, a Omsa também vai discutir a possibilidade de vacinação das aves contra a gripe no mundo todo. “É uma oportunidade única para discutir tecnicamente os requisitos e, se não concluir essa revisão na reunião, ao menos avançar bastante”, afirmou o Secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Carlos Goulart. A prioridade são os dez principais compradores da carne de frango brasileira: China, Coreia do Sul, Japão, Filipinas, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, México, Chile, África do Sul e Países Baixos. Mas a ideia é conversar com o máximo de parceiros possível, disse Goulart, por isso a delegação é mais numerosa. O Brasil exporta para mais de 130 destinos.

GLOBO RURAL