Top

Sindicarne - Goiás

Importações chinesas de carne de frango foram um terço maiores que em 2022

 

Segundo a SECEX, no primeiro quadrimestre de 2023 as exportações brasileiras de carne de frango direcionadas à China aumentaram 33,5% e representaram mais de 15% do volume total exportado no período. Já a receita cambial, graças à valorização do produto, aumentou 55%, correspondendo a quase 20% dos US$3,3 bilhões auferidos no período

Japão e África do Sul ascenderam – comparativamente ao mesmo período do ano passado – uma posição no ranking e agora ocupam o 2º e 3º postos como principais importadores do produto brasileiro. A segunda posição cabe a dois países do Oriente Médio – Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita – cujas importações, somadas, chegam a 237,2 mil toneladas, volume equivalente a 90% do que foi destinado à China.

 Os Emirados Árabes Unidos são os únicos entre os 10 primeiros a registrar queda nas importações, tendo adquirido um quarto a menos que no ano passado. Mas, tudo indica, trata-se de redirecionamento de entrada dos importadores para outro país – no caso, a Arábia Saudita, cujas importações aumentaram mais de 30%. Com isso, o volume somado dos dois importadores recuou apenas 1,36%, enquanto a queda na receita cambial ficou em 5,78%.

 Embora a África do Sul esteja ocupando, em volume, a terceira posição do ranking, a receita cambial dela proveniente (US$87,2 milhões, 1,69% a mais que há um ano) a coloca na 11ª posição, à frente apenas das Filipinas (6ª colocada em volume; 12ª em receita), que também registra redução (de quase 8%) na receita cambial, com retração no preço médio dos itens exportados. A receita cambial gerada pelos 10 principais importadores é quase um quarto maior que a do primeiro quadrimestre de 2022, correspondendo a, praticamente, dois terços do total registrado no período. Já a receita proveniente do terço restante, representado por 138 importadores, aumentou menos de 10%.

AGROLINK