Lançado na FIEG o 15º Festival Gastronômico de Nova Veneza

O evento contou a participação de um público de 300 pessoas e foi um chamamento para o que acontecerá na cidade de Nova Veneza no período de 6 a 9 de junho próximo. Segundo seus promotores, mil pessoas estão trabalhando há dias no sentido de mostrarem que a iniciativa está melhor a cada ano.

O festival foi lançado pelo então prefeito da cidade Oswaldo Stival. É o primeiro evento dessa natureza no estado que deu origem ao Circuito Gastronômico de Goiás que já atingiu a marca dos 110 mil visitantes nos 4 dias de programação, um dos maiores do País.
A Cantina da Nona, cozinha oficial do evento, lança novidades em seu cardápio como o Macarrão à Carbonara e também oferecerá sucos e vinhos espumantes da Vinícola Aliança, da Serra Gaúcha. Não faltará a polenta frita. É o petisco mais cobrado dos italianos, além de massas, lasanhas, nhoques, entre outros pratos tradicionais, cujos preços vão variar a partir de R$ 20,00. Em todo o circuito haverá cerca de 40 estandes variados.
Na agenda do 15º Festival Gastronômico e Cultural de Nova Veneza, consta ainda shows com crianças e adultos, danças folclóricas, 2ª edição da Mostra de Cinema Italiano, Aula Show de Italiano, Exposição Fotográfica com cenas venezianas e na parte literária, será relançado o livro O Amor em uma Nova Veneza. É a história do casal Oswaldo Stival e Edith um dos fundadores da cidade.

No dia 9, final do evento, haverá o panelaço. É quando todo o pessoal de apoio entre cozinheiros, garçons e outros ajudantes saem batendo panelas e tampas ao som da tradicional Tarantella Napoletana. Isso para comemorar o evento que deverá ser visto por mais de 100 mil visitantes.

Abertura Solene
No 4ª andar do prédio da Fieg à Av. Araguaia em Goiânia, um grande público prestigiou o pré-lançamento do 15º Festival de Nova Veneza, com um lauto café da manhã. Discursos e apresentações artísticas marcaram também o evento. Entre os que discursaram, estavam autoridades de Nova Veneza, empresários e outros convidados. Vereadores da cidade explicaram que elaboraram um Projeto de Lei, tornando o Festival um Patrimônio Efetivo da cidade. Dando as boas-vindas aos presentes, discursou o vice-presidente da Fieg, empresário Flávio Rassi. Disse ele ser uma grande honra apoiar um evento dessa natureza, fazendo votos no sentido de que ele cresça cada vez mais, valorizando sempre a cultura e a gastronomia das famílias italianas que vieram para Goiás há mais de um século.

Fotos e Texto:
Imprensa Sindicarne Goiás