PAISES AMERICANOS SE UNEM CONTRA A FEBRE AFTOSA

Nos próximos dias 16 e 17 deste mês, vários técnicos, políticos, cientistas, representantes de várias entidades de classe e pecuaristas, estarão reunidos em Quito, capital do Equador na 42ª Cosalfa – Comissão Sul-Americana para a Luta Contra a Febre Afosa, em reunião extraordinária. Este ano, a Cosalfa analisará a situação atual da febre aftosa à luz dos desafios do chamado Plano de Ação 2011-2020 do Programa Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa em cada país e na região de toda a América.

Segundo os promotores do evento, o objetivo é manter de forma sustentável e permanente a condição sanitária de livre de febre aftosa nas populações de animais suscetíveis a doença no continente americano. Esta região está comemorando o terceiro ano sem focos de aftosa.

PRÉVIA

Antes da reunião da Cosalfa nos dias 16 e 17, acontecerá uma sessão prévia no mesmo local para a consolidação do Status de Livre de Febre Aftosa na região sul-americana, bem como os chamados Planos de Prevenção e Contingência. Nesta sessão os participantes apresentam trabalhos relacionados ao tema.

A Cosalfa é promovida pelo Centro Pan-Americano de Febre Aftosa da Organização Pan-Americana de Saúde/Organização Mundial de Saúde com apoio da Agencia Ecuatoriana de Aseguramiento de La Calidad Del Agro del Ministério de Agricultura, Ganadería, Acuacultura y Pesca Del Gobierno de La República Del Ecuador. Os países que fazem parte da Cosalfa são: Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Panamá, Paraguai, Peru, Surinane, Venezuela e Uruguai.

GOIÁS

Goiás se faz presente a este evento com vários representantes entre eles dirigentes classistas ligados ao Sindicato das Indústrias de Laticínios do Estado de Goiás – Sindileite, Alfredo Luiz Correia – diretor executivo; Júlio Carneiro, da Associação de Suinocultores do Estado de Goiás; Haroldo Max de Souza, do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras (seção de Goiás); Uacir Bernardes, da Associação Goiana de Avicultura que são também conselheiros do Fundepec-Goiás.

O estado  tem muito a oferecer aos participantes da Cosalfa pois já soma 20 anos seguidos sem registrar nenhum foco de febre aftosa. Isso graças ao trabalho do Fundepec – Fundo para o Desenvolvimento da Agropecuária em Goiás e o governo goiano em parceria. O Fundo é pioneiro no Brasil e serviu de modelo para a formação de outros em estados como São Paulo, Bahia, Paraíba e Paraná.

O trabalho realizado em Goiás pelo Fundepec-Goiás em parceria com a Agrodefesa, foi muito elogiado ano passado por técnicos da organização Mundial de Saúde Animal, que estiveram no Brasil fazendo uma espécie de auditoria sobre as condições sanitárias dos rebanhos em 12 estados da Federação.