Produção de carne bovina no Brasil deve ser maior em 2023

A produção de carne bovina brasileira pode aumentar 2,13% em relação a 2022, segundo a previsão do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos). O crescimento registrado é devido a intensificação no envio de fêmeas para o abate.

As exportações de carne também devem registrar maiores números, cerca de 3,93% em comparação ao ano passado, com 3,01 milhões de toneladas enviadas ao exterior. Além disso, alguns fatores externos podem favorecer as exportações brasileiras, como a demanda interna chinesa, uma vez que é previsto o incremento de 3,07% no consumo interno do país em 2023 comparado a 2022.

O preço do boi gordo no Mato Grosso apresentou ajuste negativo de 1,72% e fechou na média de R$ 242,50 por arroba, índice apontado na última semana de abril pelo IMEA (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária). No cenário de queda, a vaca gorda apresentou desvalorização de 1,42%, devido ao grande volume de matrizes descartadas e a arroba foi cotada na média de R$ 220,11 no estado.

A reflexo do aumento na oferta de animais nas plantas frigoríficas, a escala de abates recuou 0,03% em comparação a última semana, índice estabelecida em 8,53 dias.

Fonte: SBA.

Equipe BeefPoint