RABOBANK: Brasil continua forte no mercado global de carne de frango no 2º semestre

O Brasil, os Estados Unidos e a China foram os principais exportadores de carne de frango no primeiro semestre e deverão continuar sendo beneficiados por forte demanda na segunda metade do ano, disse o Rabobank em relatório nesta semana

As exportações globais tendem a aumentar na segunda metade do ano, com aperto na oferta em vários países devido aos preços inflacionados, incertezas econômicas e Influenza Aviária. “Com a expectativa de que preços de alimentos continuem altos e o aumento nas preocupações dos governos em relação a inflação dos preços, podemos esperar uma alta nas importações (globais) acima da forte demanda sazonal”, disse o Rabobank em relatório.

Nesse cenário, Brasil, Estados Unidos e China deverão ser os principais beneficiados. “Os preços do frango vivo no mercado doméstico (brasileiro) caíram desde maio e ainda estão em declínio em setembro. Isso melhora a competitividade do frango brasileiro no comércio exterior, que deverá manter os mesmos níveis no curto prazo, especialmente diante das crescentes preocupações sobre inflação de alimentos e segurança alimentar”, disse o Rabobank.

A Tailândia, que perdeu mercado para a China e o Brasil no último ano, poderá recuperar parte de sua fatia, segundo o banco. A Ucrânia deverá recuperar gradualmente a sua posição no mercado, impulsionada pelas compras da União Europeia, que abriu completamente o seu mercado para a carne de frango ucraniana. O Rabobank ainda estima que a Turquia seja beneficiada entre os mercados exportadores pela fraqueza de sua moeda. Já a Rússia deverá enfrentar dificuldades relacionadas às sanções e forte rublo (moeda local).

CARNETEC