VITRINE DA CARNE É NOVIDADE NO STAND DA FAEG E DO SENAR GOIÁS

Responsável por demonstrar  ao público os cortes, limpeza e posicionamento da carne, Bolinha explica a proposta do projeto.

Responsável por demonstrar ao público os cortes, limpeza e posicionamento da carne

Mostrar ao consumidor que a qualidade da carne bovina, ovina e suína depende de um processo que começa no campo – onde são necessários investimentos em genética, nutrição animal, manejo correto – e passa por técnicas adequadas de abate e conservação no frigorífico, é o objetivo do projeto Vitrine da Carne, que acontece na 15ª edição da Tecnoshow Comigo. A iniciativa da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), o Sindicato Rural (SR) de Rio Verde e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Goiás (Sebrae-GO), conta com a presença do renomado consultor Marcelo Bolinha.

Responsável por demostrar ao público os cortes, limpeza e posicionamento da carne, Bolinha explica a proposta do projeto. “O objetivo é mostrar para os apaixonados por carne que é, sim, possível, preparar melhor os cortes tradicionais e ‘inventar’ outros. O fundamental é que sempre é possível inovar e aprimorar”, disse. Foram preparados para a plateia vários cortes de carne, passando pelo picadinho, depois a costela e assim por diante.

Durante as demonstrações, Bolinha tira dúvidas em relação aos cortes de carne

Bolinha acredita que o conhecimento do público em geral sobre carnes tem crescido, grande parte por conta do preparo de qualidade, e alguns preconceitos estão acabando. “No caso dos ovinos, o pessoal tem muito preconceito com relação a parte sanitária. Eles participam das demonstrações e acabam sabendo que não é bem assim”.

Renildo Teixeira acompanhou a apresentação e pretende levar os conhecimentos para casa.

Churrasco de qualidade

Para o bom preparo de um churrasco o consultor faz um alerta: “Se o boi é de primeira, não há carne de segunda”. Isso significa que o consumidor precisa levar para casa carne de qualidade, de animais jovens, com marmoreio e bom teor de gordura. “Não dá para culpar o churrasqueiro pelo ponto da carne; mas dá para culpá-lo por colocar carne de qualidade inferior na grelha”.

Doações

Para as demonstrações, foram doadas carcaças na parte bovina, do frigorífico Minerva Foods e do produtor, Romão Flôr. No que diz respeito às carnes suínas, foram doadas pela Assoacição Goiana de Suinocultores (AGS) e BRF – que também doou a carne de aves, com parceria dos integrados da BRF.

Fotos: Larissa Mel