Fundepec-Goiás elegeu nesta terça-feira nova diretoria para o triênio 2021/2024

O evento ocorreu no período da manhã e dele participaram todos os conselheiros com direito a voto cerca de 16 ou sejam 8 titulares e seus respectivos suplentes. Encabeçaram a chapa única o conselheiro Antônio Flávio Camilo de Lima, representante da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás como o presidente e na vice-presidência, o também conselheiro Alfredo Luiz Correia, representando o Sindicato das Indústrias de Laticínios no Estado de Goiás-Sindileite.

Antônio Flávio Camilo de Lima é engenheiro agrônomo, há muito anos é ligado ao Sistema Faeg/Senar, foi Secretário de Agricultura de Goiás e é uma das lideranças mais importantes de Goiás na luta para levar o estado à condição de zona livre de febre aftosa sem vacinação, trabalho este que vem sendo desenvolvido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento junto aos estados.

Alfredo Luiz Correia é médico veterinário e há vários anos diretor executivo do Sindileite Goiás. Já atuou vários anos no trabalho de extensão da Empresa Extensão Rural – Emater e também um profundo conhecedor de toda a cadeia láctea goiana e um dos fundadores do Fundepec.

A posse da nova diretoria deverá ocorrer só no dia 1º de julho como regem os estatutos do Fundepec. O mandato também só se encerrará na mesma data em 2024. Até lá, comanda a entidade o empresário e dirigente classista presidente do Sindicarne-Goiás, Leandro Stival.

Pelos estatutos, elege-se somente o presidente e o vice. Para a formação dos 22 conselheiros que vão ficar até o final do novo mandato, exige-se a indicação das entidades mantenedoras do Fundepec que são oito. Essas, confirmam alguns que já estão ou podem mudar como sendo titulares ou suplentes.

As entidades mantenedoras são: Associação Goiana de Criadores de Zebu – AGCZ; Associação Goiana de Avicultura – AGA; Associação Goiana dos Suinocultores de Goiás – AGS; Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura – SGPA; Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB; Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Goiás – FAEG;  Sindicato das Indústrias de Laticínios no Estado de Goiás – Sindileite e Sindicato das Indústrias de Carnes e Derivados do Estado de Goiás – Sindicarne.

O que é o Fundepec-Goiás?

O Fundo para o Desenvolvimento da Pecuária em Goiás – Fundepec, é um Fundo Emergencial Indenizatório de direito privado, criado pelos pecuaristas goianos em 1997. É maior Fundo emergencial indenizatório do País e que serviu de modelo para a formação de vários outros com o mesmo objetivo. Hoje já são 18 no Brasil. O Fundo serve para indenizar os pecuaristas contribuintes caso seus animais sejam acometidos das chamadas doenças de notificação obrigatória como a New Castle (aves) e Febre Aftosa. Com o abate sanitário do rebanho por ventura contaminado, o pecuarista é indenizado pelo Fundo Emergencial. A contribuição é espontânea e simbólica.

No caso de Goiás, de toda a arrecadação o Fundepec repassa para a Agrodefesa (órgão oficial do Estado), 10% como parceria para o trabalho de controle sanitário dos rebanhos no Estado. Essa parceria público/privada tem gerado ótimos frutos pois há 26 aos, Goiás não registra qualquer foco de febre aftosa ou outra doença grave em toda a pecuária.

Texto e Fotos – Imprensa Fundepec-Goiás