GOVERNADOR DE GOIÁS RECEBE REPRESENTANTES DE FRIGORÍFICOS QUE QUEREM REDUÇÃO DE IMPOSTOS

Na última quarta-feira (11-05), representantes de pequenos frigoríficos do estado de Goiás foram recebidos em Palácio pelo governador Marconi Perillo. Em pauta, reivindicação no sentido de que seja reduzida a carga tributária no estado hoje na faixa de 26,0%, inclusive a que incide (4,35%) sobre o abate de bovinos.

Em documento entregue ao governador, os representantes de frigoríficos alegam que esses estabelecimentos vêm enfrentando inúmeras dificuldades financeiras e operacionais ante a situação frágil em que se encontra a economia goiana, com baixíssimo crescimento, aumento da carga tributária (ICMS, PIS, COFINS), energia elétrica, combustível, encargos sociais, aliados ao crescente aumento das taxas de juros oferecidas no mercado, inviabilizando  as operações de abate de bovinos.

Salientam ainda que enquanto os grandes frigoríficos exportam sua produção em quase a totalidade para outros países, com isenções de tributos federais e estaduais, os pequenos estabelecimentos, com margem de abate de até 500 cabeças/dia, têm como alvo o mercado interno, não exportam sua produção e, por essa razão, obtêm margem bruta, em torno de 3,7%, podendo chegar ao máximo de 5%. Explicam que com a atual carga tributária elevada para 4,35% fica totalmente inviabilizada a atividade de abates.

As alegações não param. Os pequenos frigoríficos indicam que a situação tende a se agravar tendo em vista que apenas três empresas JBS, Marfrig e Minerva, abatem 70% dos bovinos em Goiás.

O QUE PEDEM

Na conversa com o governador, os representantes pedem que a contribuição ao PROTEGE, instituída pela Lei 14.469/2003, tenha como percentual, o equivalente a 10% do incentivo concedido aos frigoríficos, por força da legislação do Estado de Goiás. Finalizando, pedem ainda que a alíquota das operações realizadas pelos pequenos  frigoríficos goianos, –  responsáveis pelo abastecimento interno com 80% das vendas,- seja nivelada aos demais estados brasileiros como o Tocantins de 1,3%, Minas Gerais 0,1%, São Paulo, Rio de Janeiro e outros.

RESPOSTA DO GOVERNADOR

O Governador Marconi Perillo após ouvir as solicitações dos representantes, disse que vai trabalhar no sentido de elas sejam atendidas. Na oportunidade, os visitantes estavam acompanhados da deputada estadual Eliane Pinheiro. O governador  reconheceu o esforço da parlamentar que vem atuando no sentido de que esses pedidos sejam atendidos.

Reunião com Governador - Foto. Lailson Damasio (2)

Os representantes de frigoríficos se fizeram acompanhar também de grande parte de membros da atual diretoria do Sindicato das Indústrias de Carnes e Derivados do Estado de Goiás – Sindicarne, entre eles, Luís Fernando Coelho, Jercy Teixeira, Lúcio Inácio Pimenta, Ivan Carlos, do presidente da entidade José Magno Pato, entre outros.

Texto: Imprensa Sindicarne-Goiás
Fotos: Laílson Damásio – Imprensa Governo de Goiás