Aftosa: Ministério da Agricultura quer País livre da doença sem vacinação

Durante a abertura da Pré-Cosalfa – Comissão Sul Americana de Luta Contra a Febre Aftosa, em Pirenópolis-GO, o Diretor do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Guilherme Figueiredo Marques anunciou que vai discutir no evento, a meta do Brasil de se tornar um País livre de aftosa sem vacinação. Essa busca deverá se realizar por etapas e brevemente.

Guilherme Figueiredo Marques disse que o Brasil vem trabalhando há vários anos em busca dessa meta e “não justifica ficarmos eternamente vacinando contra a febre aftosa já que temos um rebanho com alta qualidade sanitária. O que precisamos é desenvolver essa meta com qualidade, compartilhando responsabilidade com todos os órgãos de defesa sanitária do Brasil,” enfatizou.

Guilherme Marques: “O MAPA está trabalhando no sentido de dar ao Brasil, a condição de área livre de aftosa sem vacinação.”

Guilherme pontuou ainda que o País precisa sair dessa situação pois o sistema de vacinação “não pode se tornar numa bengala para nos ajudar a atravessar esse caminho em busca da condição de área livre de febre aftosa sem vacinação.” Para o Diretor do Departamento de Saúde Animal do MAPA, o Brasil se encontra em uma situação de tranquilidade em relação a incidência da febre aftosa e portanto, “devemos dar um passo decisivo em relação as nossas metas e a Cosalfa que se realiza em Pirenópolis-Goiás, é uma oportunidade para se discutir com maior profundidade esse assunto, mesmo porque, desse evento participam além de 12 países da América do Sul, o Panamá da América Central, além de Estados Unidos, Canadá, França e outras Nações, com representantes de organizações internacionais que cuidam da qualidade sanitária dos rebanhos em todo o mundo”.

Sobre o evento em Pirenópolis-GO, Guilherme Figueiredo disse que pela primeira vez ela se realiza em uma cidade do interior do Brasil. Isso serve para mostrar aos participantes, uma realidade mais próxima do País.

Pré-Cosalfa

A pauta da Pré-Cosalfa constitui-se num Seminário com vários temas entre eles, Análise de Trânsito Como Ferramenta de Apoio aos Programas de Saúde Animal no Brasil, por José Henrique Grisi Filho, da USP; Estudos de Imunidade para Caracterização de Risco no Equador e na Venezuela, por Manuel Sánchez, Panaftosa-OPAS/OMS; Transição para uma Zona Livre sem Vacinação no Peru, por Ubaldo Flores, Senasa e Captação dos Serviços Veterinários da Região Andina, para a última etapa do Phefa, por Deyanira Barreto, Oficial Regional do Desenvolvimento Pecuário – FAO.

O Cosalfa-44 vai acontecer nos dias 6 e 7 quando uma série de questões relativas a febre aftosa na América do Sul deverá ser definida, particularmente a iniciativa do Brasil de se tornar em breve, zona livre de febre aftosa sem vacinação.

Texto e Fotos: Imprensa Fundepec/Sindicarne-Goiás