Fundepec-Goiás homenageia personalidades do agronegócio

O Fundo para o Desenvolvimento da Pecuária em Goiás realizou em sua sede no Setor Leste Universitário em Goiânia, mais um evento de fim de ano, cujo objetivo é o congraçamento da entidade com convidados especiais. Através dele, também o Fundepec vem criando uma grande tradição qual seja, homenagear pessoas que se destacaram e se destacam nos seguimentos de Pecuária de Corte, Pecuária de Leite, Suinocultura, Avicultura e Empreendedorismo.

Alfredo Luiz Correia, presidente do Fundepec falando ao público

O Fundepec-Goiás é um Fundo Emergencial Indenizatório, criado pelos produtores rurais goianos e pioneiro no Brasil. Seu objetivo principal, é a segurança do produtor. As entidades que compõem o Fundepec são: Associação Goiana dos Criadores de Zebu – AGCZ; Associação Goiana de Avicultura – AGA; Associação Goiana de Suinocultores – AGS; Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura – SGPA; Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB; Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Goiás – FAEG; Sindicato das Indústrias de Carnes e Derivados no Estado de Goiás – Sindicarne e Sindicato das Indústrias de Laticínios no Estado de Goiás – Sindileite.

Um grande público prestigiou o evento do Fundepec

Os cinco homenageados receberam o troféu Fundepec-Goiás e um Diploma de Honra ao Mérito. Trata-se de uma estatueta em alumínio fundido, cuja criação foi desempenhada pelo renomado artista plástico goiano, Omar Souto. Ao criar esse prêmio, o Fundepec-Goiás teve a ideia de buscar uma personalidade própria em termos de premiação e, ao mesmo tempo, valorizar um artista simples mas representativo tal qual o homem do campo. Para se ter uma ideia da dimensão desse artista, uma de suas obras é a via sacra com suas 12 estações, em tamanho natural, mostrando o martírio de Cristo, na Rodovia dos Romeiros, (Goiânia-Trindade) admirada por milhões de peregrinos.

Troféus e os diplomas entregues aos homenageados

A definição técnica desse prêmio é a seguinte: primeiro o homem do campo  e as figuras de um boi de corte, uma vaca de leite, um suíno e uma ave, como esfinges que compõem a  moeda de troca do produtor que o próprio está segurando.

Os homenageados neste ano são:

• Otoni Ernando Verdi – Destaque na Pecuária de Corte
  • Gilson Gonçalves Costa – Destaque na Pecuária de Leite
  • Osvaldo Soerger – Destaque na Avicultura
  • Eugênio Arantes Pires – Destaque na Suinocultura
  • Marize Porto Costa – Empreendedora Destaque

Otoni Ernando Verdi, (centro) Pecuária de Corte, recebeu o troféu das mãos do vice-presidente do Fundepec, Clarismino Luiz Pereira Júnior (e)

Eurípedes Bassamurfo, do Senar, (centro) representou Gilson Gonçalves, Destaque Pecuária de Leite. Entregou o troféu, Joaquim Guilherme, presidente do Sindileite (d)

Luiz Fernando Pavão, (d) presidente da AGA, representou o homenageado Osvaldo Soerger, Destaque Avicultura. Entregou o troféu, Alfredo Luiz Correia, presidente do Fundepec-Goiás

Eugênio Arantes Pires, (d) Destaque Suinocultura, recebe o troféu das mãos de Fernando Cordeiro, (centro) presidente da AGS

Anábio Ribeiro, (centro) administrador da Fazenda Santa Brígida, representou Marize Porto Costa, Destaque Empreendedora. Ele recebeu o troféu das mãos de Julio Carneiro – MAPA, (e) e José Magno Pato, Sindicarne(d)

Anábio Ribeiro, (centro) administrador da Fazenda Santa Brígida, representou Marize Porto Costa, Destaque Empreendedora. Ele recebeu o troféu das mãos de Julio Carneiro – MAPA (d), e José Magno Pato, Sindicarne (e)

Após a entrega das premiações, o Diretor Geral do Senar em Goiás, Eurípedes Bassamurfo da Costa, que recebeu a premiação em nome de Gilson Gonçalves Costa, falou em nome de todos. Eurípedes elogiou a iniciativa do Fundepec-Goiás, salientando ser uma forma de reconhecer o trabalho daqueles que lutam em favor da agronegócio goiano.

O último a falar foi o presidente do Fundepec-Goiás, médico veterinário, Alfredo Luiz Correia. Disse ele ser edificante trabalhar a favor do produtor rural e que os frutos da atuação do Fundepec, juntamente com a Agrodefesa na parceria público/privada, tem rendido bons frutos. O principal deles é o não registro de febre aftosa em Goiás há 21 anos.

Alfredo elogiou o apoio de toda sua diretoria bem como dos colaboradores do Fundo, desejando a todos e ao público presente, um 2017 cheio de realizações. Em seguida, foi servido um almoço aos presentes. Cerca de 150 convidados prestigiaram o evento do Fundepec.

Assessoria de Imprensa Fundepec-Goiás