Preço alto da arroba do boi nos EUA Impulsionará nossas exportações de carne

Arroba norte-americana chegou a US$ 99,90/@, destacou a Agrifatto; país da América do Norte deve elevar importações de carne bovina nos próximos meses, favorecendo o Brasil

Os EUA vêm passando por sérios desafios climáticos, que afetaram a pecuária de corte, levando o preço do boi gordo a atingir maior nível nominal da história no País, destacou a Agrifatto. “Além do problema estrutural de rebanho que os EUA estão lidando, o impacto das adversidades climáticas está sendo sentidos nas cotações da arroba norte-americana, que atingiram US$ 99,90/@, o seu maior patamar histórico”, informa a consultoria.

Na avaliação dos analistas, diante deste cenário, os EUA devem importar mais carne bovina nos próximos meses, o que pode favorecer ainda mais as exportações brasileiras. Segundo recorda a Agrifatto, os atuais ciclos de secas e incêndios devastadores têm afetado a produção de carne bovina dos EUA e o peso das carcaças dos bovinos abatidos no país caiu durante várias semanas depois que uma brutal tempestade de inverno que varreu grande parte do país.

Além disso, o Texas passou recentemente pelo maior incêndio florestal da história – autoridades locais afirmam que os incêndios mataram 7 mil cabeças de gado e destruíram casas, celeiros, cercas e outras infraestruturas. Como se não bastasse, na segunda-feira (25 de março), amostras clínicas não pasteurizadas de leite de gado doente, coletadas de fazendas leiteiras no Kansas e Texas, testaram positivo para influenza aviária altamente patogênica, possivelmente introduzida por aves selvagens. Porém, os testes iniciais não indicaram aumento na transmissibilidade do vírus aos humanos, mantendo o risco para o público baixo.

Fonte: Portal DBO

Publicação – Abrafrigo