Sindicarne mostrou a parlamentares goianos, os efeitos de pautas negativas contra empresas

Recentemente vários empresários goianos viajaram para a Alemanha, quando participaram da Feira Anuga em Colônia, capitaneados pela Federação das Indústrias do Estado de Goiás. Um desses empresários é o presidente do Sindicato das Indústrias de Carnes e Derivados do Estado de Goiás – Sindicarne, Leandro Stival.

Nesta sexta-feira, ele deu entrevista à sua assessoria de imprensa e à TV Anhanguera tendo como cenário, o Frigorífico Boa Vista Alimentos em Goianira que abate bovinos, inclusive para exportações.

Leandro explicou que antes de irem para a Europa, foi feito convite ao governo do Estado e a parlamentares no sentido de que enviassem também representantes a fim de que mensurassem a importância dessa feira onde se busca ver as tendências de preços e consumo em todo o mundo nos seguimentos de bebidas e alimentos.

Por parte do governo, o vice-governador Lincoln Tejota não pode ir. Já na Assembleia Legislativa, cinco parlamentares fizeram parte da comitiva goiana. Para Leandro, isso foi importante porque os deputados podem agora trabalhar no sentido de destravarem algumas pautas que vêm prejudicando a economia do Estado. Uma delas é a retirada de subsídios junto às empresas e mais recentemente, a abertura de uma CPI dos próprios incentivos fiscais.

Segundo Leandro, essas pautas só servem para travar a economia, acrescentando que “empresários que já estão estabelecidos em Goiás tiram o pé do acelerador e os que estão propensos a virem para o estado, entram no compasso de espera.”

Para o empresário, esse tipo de pauta do governo do estado só gera insegurança jurídica, não favorece empregos e trava a economia. Na Feira Anuga na Alemanha, os parlamentares goianos foram recebidos no espaço Brazilian Beef, oportunidade em que viram os encontros de empresários goianos com representantes de países importadores principalmente carnes como China, Rússia e outros do Oriente Médio.

Foram convidados vários desses representantes internacionais a virem a Goiás para visitas a indústrias de carnes principalmente China e Emirados Árabes. A China está buscando novos mercados de proteínas porque seu rebanho suíno foi reduzido em 40% devido a peste suína clássica. Com isso, os maiores consumidores do mundo vão migrar para carnes bovinas e de frango e o Estado de Goiás pode fazer parte desse novo mercado porque tem ótimos produtos dentro das exigências sanitárias internacionais.

Sobre a feira

A Feira Anuga é a maior do mundo no ramo de alimentos e bebidas. Ela é realizada a cada dois anos em um determinado lugar. Em 2019 na Alemanha e em 2021 será na França. Nela, os vendedores e compradores estudam as tendências de mercados nas áreas de consumo e de preços. São representantes de todos os Continentes a espera de altos negócios.

Fotos e texto – Imprensa Sindicarne – Goiás