Volume e receita com exportações de carne suína caíram em março

Receita gerada pelos embarques totalizou US$ 192,8 milhões, com queda de 22,5%. No primeiro trimestre deste ano, as vendas externas de carne suína atingiram 289,4 mil toneladas

As exportações brasileiras de carne suína (considerando todos os produtos, entre in natura e processados) totalizaram 91,9 mil toneladas em março, disse hoje a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). O número é 14% menor que o total embarcado no mesmo período do ano passado, com 106,9 mil toneladas. No mesmo período, a receita gerada pelos embarques totalizou US$ 192,8 milhões, com queda de 22,5%. Já no primeiro trimestre deste ano, as vendas externas do produto atingiram 289,4 mil toneladas, crescimento de 5,3% na mesma base de comparação.

Os embarques geraram receitas de US$ 597,7 milhões no período, com uma queda de 7,5% se comparado com o faturamento dos três primeiros meses do ano passado. “Apesar da retração pontual em março, os embarques totais do ano seguem em níveis acima dos registrados no mesmo período do ano passado. É um indicativo importante da manutenção das perspectivas positivas para o ano, especialmente com a consolidação de mercados recentemente abertos ou ampliados para o Brasil”, disse, em nota, o presidente da ABPA, Ricardo Santin. Principal destino das exportações do setor, a China importou 19,3 mil toneladas em março, volume 46,8% menor do que o total embarcado no mesmo mês de 2023.

Em seguida estão Filipinas, com 14,6 mil toneladas (+54,8%) e Hong Kong, com 7,4 mil toneladas (-44%). Entre os Estados exportadores, Santa Catarina seguiu na liderança, com 53,9 mil toneladas embarcadas em março (-6,2%), seguido por Rio Grande do Sul, com 18,7 mil toneladas (-27,8%) e Paraná, com 10,2 mil toneladas (-31,6%).

O diretor de mercados da ABPA, Luís Rua, destaca que os embarques de carne suína vêm experimentando elevações comparativas acima de 100% nas vendas para mercados de alto valor agregado, como Japão, Estados Unidos, Canadá e Filipinas. “É uma importante ampliação da diversificação dos destinos de exportações, em um momento em que a China tem comprado volumes menores de seus fornecedores. No caso do mercado filipino, que já é o segundo maior importador, esperamos ver números ainda mais expressivos nos próximos meses, após o recente estabelecimento da acreditação do sistema brasileiro pelas autoridades do país asiático”, avaliou.

ABPA

Primeira semana de abril tem resultados melhores

Segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), as exportações de carne suína in natura, referentes à primeira semana de abril (cinco dias úteis), mostrou melhores resultados que a última semana de março.

A receita obtida, US$ 55,9 milhões, representa 23,77% do total arrecadado em todo o mês de abril de 2023, que foi de US$ 235.5 milhões. No volume embarcado, as 24.442 toneladas são 26,29% do total registrado em abril do ano passado, com 92.955 toneladas. O faturamento por média diária foi de US$ 11,1 milhões, quantia 14,4% menor do que a de abril de 2023. No comparativo com a semana anterior, houve alta de 24,98% observando os US$ 8,9 milhões da semana passada.

Em toneladas por média diária, foram 4.888 toneladas, redução de 5,3% no comparativo com o mesmo mês de 2023. Quando comparado a semana anterior, elevação de 24,03%, comparado às 3.941 toneladas da semana passada. No preço pago por tonelada, US$ 2.290, ele é 9,6% inferior ao praticado em abril passado. O resultado, frente ao valor atingido na semana anterior, representa tímida alta de 0,76% em relação aos US$ 2.272 anteriores.

Agência Safras