Top

Sindicarne - Goiás

SIAVS debate controle da Salmonella e Listeria

A manutenção da qualidade e do status sanitário é um dos principais pilares da liderança brasileira no mercado mundial da avicultura. Com o objetivo de debater a prevenção e controle de Salmonella e Listeria, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) promoverá um simpósio sobre os temas, durante o Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (SIAVS), que acontecerá entre os dias 29 e 31 de agosto, no Anhembi Parque, em São Paulo (SP).

Estão confirmadas as presenças de especialistas como a chefe do Laboratório de Enterobactérias do Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), Dália dos Prazeres Rodrigues, a diretora para Assuntos Científicos da BioMérieux, Maria Teresa Destro, o médico veterinário sanitarista da BRF, Marcos Antonio Dai Prá, e a diretora de garantia de qualidade para o Mercosul da da Seara, Ivone Delazari. Quem mediará os debates é a professora da Universidade Tuiuti do Paraná, Anderlise Borsoi – atuação com ênfase em Salmonella na cadeia de produção industrial de aves e produtos derivados.

Na ocasião, serão tratados assuntos como a prevalência de salmonellas aviárias e de saúde pública do Brasil, métodos analíticos para monitoria de Salmonella na cadeia avícola, além dos programas de controle de Salmonella na produção primária e de controle de Listeria monocytogenes em produtos cárneos prontos para o consumo.

“Durante o simpósio será feita uma vasta análise conjuntural e técnica em torno da Salmonella. O elevado nível técnico do debate poderá proporcionar avanços no know-how construído dentro das próprias empresas, e nos conceitos que hoje temos em torno do controle desta enfermidade, que é uma preocupação constante da avicultura mundial”, destaca o diretor de relações institucionais da ABPA, Ariel Antônio Mendes.

O Simpósio sobre Salmonella e Listeria acontecerá no dia 30 de agosto (quarta-feira), a partir das 9 horas, dentro da programação do SIAVS. Inscrições pelo site www.siavs.com.br.

Fonte: ABPA | Adaptação: Imprensa Sindicarne-Goiás