AGCZ HOMENAGEIA JOSÉ MAGNO PATO

No último dia 8 a Associação Goiana dos Criadores de Zebu realizou um evento com as presenças de dezenas de convidados. Na oportunidade prestou homenagem ao médico veterinário e pecuarista José Magno Pato, devido aos seus relevantes serviços em prol do desenvolvimento da pecuária no Estado de Goiás.

A iniciativa da diretoria teve apoio unânime e a homenagem constou da inauguração de uma sala de reuniões com o seu nome e a colocação de uma foto sua onde se localiza a galeria dos ex-presidentes.

Durante o evento, falaram dois convidados além do presidente da AGCZ Clarismino Luiz Pereira Júnior, o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária Benedito Dias de Oliveira Filho e o presidente da Agrodefesa Arthur Toledo. Os três enalteceram o trabalho de Magno Pato que foi diretor da AGCZ por onze anos e foi um dos grandes responsáveis pela implantação do registro genealógico do zebu em Goiás.

Quem é o homenageado

José Magno Pato nasceu no ano de 1.938 na cidade mineira de Perdões. É médico veterinário formado na Universidade Federal de Minas Gerais. Assim que concluiu o curso foi trabalhar na Sociedade Rural do Triângulo Mineiro, em Uberaba, que mais tarde transformou-se na Associação Brasileira dos Criadores de Zebu – ABCZ. Por ter sido um aluno dedicado nos tempos da faculdade, um de seus mestres, Luiz Rodrigues Fontes, responsável pela implantação do Curso de Medicina Veterinária na Universidade Federal de Goiás, o trouxe para Goiânia na década de 60.

Aqui começou lecionando na Escola de Veterinária da UFG. Nessa mesma época, Magno Pato foi nomeado pelo Ministério da Agricultura, como um dos 5 profissionais membros de uma comissão de alto nível que cuidava de toda a política de crescimento da pecuária brasileira. Em l.972, deu-se a implantação da Associação Goiana dos Criadores de Zebu.

Seu segundo presidente Sílvio Gomes de Melo que na época era Secretário de Agricultura de Goiás, viabilizou, através da ABCZ, o sistema do registro genealógico do zebu em Goiás. A ABCZ nomeou então José Magno Pato como responsável por essa tarefa. Na AGCZ, Magno Pato trabalhou como diretor técnico por 11 anos ou seja de 1972 até l983. Na AGCZ fez um grande trabalho com o registro de zebus se tornando na entidade brasileira que mais registrou animais zebuínos. Ele foi também presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária.

Em 1983, no Governo Iris Rezende Machado, José Magno Pato foi convidado e assumiu a Secretaria de Agricultura de Goiás. Como secretário, incrementou o trabalho de vacinação contra a febre aftosa em Goiás o que motivou a instalação no estado de frigoríficos de grande porte. Hoje Goiás é o estado de que tem o maior número de frigoríficos credenciados para exportação de carnes. Magno Pato, no momento é presidente do Sindicato das Indústrias de Carnes e Derivados no Estado de Goiás e Conselheiro da Fundo para o Desenvolvimento da Pecuária em Goiás – Fundepec-Goiás, entidade que ele articulou para ser implantada no estado, foi presidente por três mandatos, cujo trabalho de parceria com o governo,  projetou Goiás como sendo zona livre de febre aftosa onde há 20 anos, não se registra qualquer foco da doença.

Como Secretário de Agricultura criou o projeto para a produção de seringueiras, incrementou o serviço de fiscalização vegetal e criou outro projeto que é sucesso até hoje em Goiás o Lavoura Comunitária. Em l.986, Iris Rezende foi nomeado Ministro da Agricultura e José Magno Pato foi o Secretário Nacional de Defesa Agropecuária.

Retornando à Goiânia, foi nomeado Delegado Federal da Agricultura. José Magno Pato durante seu trabalho em prol da pecuária em Goiás, foi o responsável pela descoberta do Nelore e do Gir mochos  desenvolvidos no Estado de Goiás a partir de l.906 em Planaltina e depois dispersos por vários estados brasileiros.

Outra descoberta de Magno Pato, diz respeito a formação da raça Tabapuã cujo patriarca era um touro pertencente a Francisco Inácio Ferreira que o vendeu para a família Ortemblad da Fazenda Água Limpa em Tabapuã – São Paulo.

Este é o resumo do trabalho do homenageado pela Associação Goiana dos Criadores de Zebu. José Magno Pato é casado com a senhora Nice Helena Vilela Pato de tradicional família de Jataí-Goias. O casal tem quatro filhos Mônica, Patrícia, Gabriela e José Magno Júnior e nove netos.

Clique nas imagens para ampliá-las!