AGCZ REALIZARÁ MAIS UMA GOIÁS GENÉTICA

No período de 5 a 12 de setembro próximo, a Associação Goiana dos Criadores de Zebu realizará a 5ª edição da Goiás Genética. O evento terá lugar no Parque da Pecuária em Goiânia no Setor Nova Vila e é esperado um grande público entre pecuaristas, técnicos, lideranças classistas e estudantes universitários.

A Goiás Genética promove a difusão de novas tecnologias de melhoramento genético por meio de palestras, workshops, exposições de animais melhoradores e leilões. São animais de alta genética criados principalmente à pasto. Isto visa informar ao pecuarista, que é preciso buscar alta genética a preços competitivos. O evento tem seu eixo voltado para a chamada pecuária de resultado. Isto significa que os animais não precisam ser de pistas ou preparados para as tradicionais exposições agropecuárias. Para os promotores, nem sempre um animal mais pesado é o que tem melhor genética.

Entre os temas de palestras que serão desenvolvidos na Goiás Genética estão: Pecuária de Ciclo Curto – do Nascimento ao Abate; Eficiência Alimentar na Seleção de Bovinos; Contribuição da Ultrassonografia de Carcaça na Pecuária Eficiente e Lucrativa; O Selo do Ministério da Agricultura Alavancando o Zebu de Produção; Integração Lavoura e Pecuária; Como a Genética pode Contribuir para a Produção de Carne e Leite, etc.

Segundo o presidente da Associação Goiana dos Criadores de Zebu e vice-presidente do Fundepec-Goiás, Clarismino Luiz Pereira Junior, a Goiás Genética desde a sua primeira edição, já evoluiu muito e está se transformando em um evento referência em Goiás. Ela tem uma certa   semelhança com a Expo Genética de Uberaba-MG porém, é independente na seleção de critérios para escolha de animais e estrutura do evento.

Os participantes não pagam para frequentarem o Parque e podem assistir as palestras, os leilões e os stands onde ficarão os animais expostos. Sobre este último item, os pecuaristas podem verificar de perto as características de animais zebuínos de alta genética que poderão implementar a chamada pecuária de resultado. A Goiás Genética é também um momento de congraçamento entre todos os participantes.