Agrifatto: cortes de carne bovina ficam mais baratos para os consumidores brasileiros

Os preços da proteína vermelha fecharam março/24 com a 3ª queda consecutiva no varejo e atingem o menor patamar desde out/23, informa a consultoria, com base em dados do IBGE
Na quarta-feira (10/04/24), o IBGE divulgou os dados do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) de março/24, com o indicador demonstrando um avanço de 0,16%, 0,67 ponto percentual abaixo da taxa de fevereiro (0,83%).
No ano, o IPCA acumula alta de 1,42% e, nos últimos 12 meses, de 3,93%, inferior aos 4,50% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. Segundo os analistas da Agrifatto, quando se avalia apenas o comportamento dos preços da carne bovina no mercado varejista brasileiro, “é possível constatar o terceiro mês consecutivo com redução no indicador de inflação, recuando 0,55% no comparativo mensal.
Trata-se da maior queda mensal desde setembro/23”, ressaltou a Agrifatto. Na avaliação da consultoria, levando-se em conta esse resultado, é possível afirmar que os preços da carne bovina no Brasil voltaram ao menor patamar desde outubro/23.
O corte que registrou o maior recuo em março/24 foi a alcatra, com queda de 2,76% no comparativo mensal, seguido pelo contrafilé, que teve baixa de 2,59% e a capa de filé (queda mensal de 1,46%) – veja tabela ao final deste texto. “Apesar de ter caído menos que a alcatra, a queda do contrafilé foi a que mais impactou negativamente no IPCA em março/24 dentre as proteínas animais, contribuindo para que o indicador recuasse 0,011%”, afirmou a Agrifatto. Variação mensal dos cortes bovinos no IPCA de março/24: Picanha: -1,12. Costela: +0,27. Capa de filé: -1,46. Peito: -0,09. Acém: +0,82. Pá: +0,08. Músculo: + 0,49. Lagarto comum: -1,39. Lagarto redondo: -0,56. Patinho: -0,15. Alcatra: -2,76. Chã de dentro: -1,4. Filé mignon: +0,05. Contrafilé: -2,59. Cupim: +1,58.
Agrifatto/IBGE