CRIADORES DE ZEBU EM GOIÁS TÊM NOVA DIRETORIA QUE ANUNCIA ARROJADOS PLANOS DE TRABALHO

Reunião descontraída de associados da AGCZ, antes da abertura da eleição

A Associação Goiana dos Criadores de Zebu elegeu neste 18 de dezembro sua nova diretoria que comandará os destinos da entidade até o final de 2017. A nova diretoria tem como presidente o médico, empresário e pecuarista Wagner Miranda. A posse formal aconteceu em seguida e o novo presidente anunciou algumas de suas metas para os próximos dois anos.

Wagner Miranda, o novo presidente da AGCZ

Um dos projetos mais arrojados é a implantação de uma fazenda própria da AGCZ, cuja finalidade será a realização de ações visando o melhoramento cada vez mais da raça zebuína. Entre essas ações estão o Melhoramento de Tourinhos reprodutores cujo trabalho já vem sendo realizado em parceria com a Embrapa Arroz e Feijão localizada em Santo Antônio, município próximo a Goiânia; Prova de Ganho de Peso e a Prova de Eficiência Alimentar para Bovinos. Outro eixo de trabalho é a sequencia da chamada Goiás Genética que em 2016 entra na sua sexta realização.

Dr. José Magno Pato (votando) que foi diretor técnico da AGCZ por muitos anos, prestigiou a eleição

Sobre a fazenda própria da AGCZ, Wagner Miranda disse que ela é fundamental pois a entidade necessita de espaços próprios para seus projetos em busca de melhor genética para zebuínos. Ela será adaptada também para a realização de eventos de interesse da Associação que sempre funcionou no interior do Parque da Pecuária na Nova Vila em Goiânia.

O novo presidente da AGCZ disse ainda que essas três ações a serem desenvolvidas, gerarão uma série de informações que serão repassadas aos seus associados para o melhoramento de rebanhos, bem como para entidades similares que trabalham com melhoramento genético. Wagner entende que essas ações carecem também de parcerias como o Fundo para o Desenvolvimento da Pecuária em Goiás com apoio financeiro e também a Emater órgão tradicionalmente repassador de tecnologias para o campo através do trabalho de extensão rural.

Jair Ribeiro, um dos mais antigos pecuaristas em Goiás também prestigiou a eleição

Sobre o Fundepec, Wagner Miranda disse que este Fundo já aprovou inclusive verba a ser repassada para a AGCZ para a compra de equipamentos modernos e sofisticados que servem para medir a eficiência alimentar de bovinos. Trata-se de uma ferramenta importante que tem condições de proporcionar um salto muito grande para quem lida com a chamada pecuária de resultado ou seja, vai separar os animais que têm grande eficiência alimentar que serão pais de novas gerações igualmente eficientes no ganho de peso. Para se ter uma ideia, esses animais eficientes são capazes de ingerir 900 quilos de alimentos para o alcance de um peso “X” ao passo que um animal ineficiente para alcançar o mesmo peso, precisa ingerir l.200 quilos.

Wagner Miranda disse por outro lado, que no início de janeiro de 2016 já vai convocar toda a sua diretoria para a mudança e atualização de seus estatutos. Segundo o presidente, esse documento precisa ser modernizado e isso será importante para as novas ações de trabalho. Sobre a Fazenda Própria da AGCZ, Wagner Miranda disse que em breve dará maiores detalhes sobre sua localização e as etapas iniciais de trabalho.

Mesário Davi, (sentado) dando posse aos novos eleitos

OS ELEITOS

Foram eleitos no pleito realizado na AGCZ os seguintes membros: Presidente Wagner Miranda; vice-presidente, Marco Antônio Mendonça Pedroza; 2º vice, Marco Antônio Astolphi Gracia; secretário geral, Marco Aurélio de Oliveira Fernandes; 1º secretário, Renato Costa Esperidião Junior; tesoureiro, Fernando Ribeiro; 1º tesoureiro, Gilberto Marques Neto; diretor social, Robert Carlos Berger; diretor técnico, Otoni Ernando Verdi Filho.

Para o Conselho Fiscal, foram eleitos Antônio Alves ferreira, Antônio Louza do Nascimento e Giorgio Lorenzo Giuseppe Ângelo Arnaldi, como titulares e como suplentes, João Bosco Bittencourt Júnior, Maurício Antônio Faria e Ruiter Eurípedes Azzi.

CLARISMINO ANALISA TRABALHO

O presidente da AGCZ que antecedeu Wagner Miranda é o jurista, empresário e pecuarista Clarismino Luiz Pereira Júnior. À nossa reportagem, ele fez um balanço de seu trabalho dizendo que deu muita ênfase para as provas de ganho de peso, melhoramento de tourinhos e a Goiás Genética que se transformou num dos principais eventos no estado de Goiás em se tratando de mostra de animais geneticamente superiores.

Clarismino Luiz Pereira Junior que deixa a presidência da AGCZ

Clarismino disse que recebeu a Associação Goiana de Criadores de Zebu de mãos dignas ou seja seu antecessor o engenheiro e pecuarista Ricardo Yano e repassa a entidade para outras mãos igualmente dignas de Wagner Miranda. Clarismino que também é vice presidente do Fundepec-Fundo para o Desenvolvimento da Pecuária em Goiás, disse que continuará atento no sentido de apoiar todas as ações em prol do melhoramento das raças bovinas no Estado de Goiás. Ele salientou que teve papel fundamental também no trabalho de parceria do Fundepec-GO com a AGCZ para a aquisição dos equipamentos que vão ajudar a entidade no seu trabalho de pesquisa buscando a eficiência alimentar de bovinos.

Imprensa – Fundepec-Goiás

Clique na imagem para ampliá-la!