Top

Sindicarne - Goiás

O EXEMPLO URUGUAIO NA PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE CARNE BOVINA

Produtores, lideranças sindicais ligadas ao agronegócio e outros convidados especiais, assistiram no último dia 30 de junho, uma densa palestra feita por um especialista que mostrou toda a história do Uruguai em seus avanços na produção e na comercialização de carne bovina. A palestra aconteceu em Goiânia na sede do Fundepec – Fundo para o Desenvolvimento da Agropecuária em Goiás, no Setor Leste Universitário. Foi convidado para este evento, o uruguaio Fernando Sebastian Baldi Rey, especialista em genética bovina, mercado e marketing.

Segundo Fernando, o Uruguai trabalha com rebanho bovino há 400 anos. Já passou por muitas dificuldades mas hoje é referência mundial na produção e na comercialização de carnes. Para se ter uma ideia, o país hoje vende para 90 por cento de todos os países do mundo que importam carne bovina. Em relação a China o principal mercado mundial, o Uruguai é o segundo maior vendedor. Só perde para a Austrália.

O Uruguai é considerado um país com pouco mais de 3 milhões e meio de habitantes e um rebanho com quase 12 milhões de cabeças ou seja, 4 animais para cada habitante. Lá predominam duas raças a hereford e angus sendo que a primeira, compõe a imensa maioria.

A história de sucesso do Uruguai, está embasada no envolvimento dos produtores pecuaristas e o governo, buscando uma produção transparente com muita qualidade e informações para o consumidor. Lá existem entidades que envolvem os produtores e que possuem voz ativa na elaboração de projetos, buscando cada vez mais qualidade. Todo o rebanho bovino do Uruguai é rastreado. Todo animal que nasce já passa pelo processo de registro no máximo aos seis meses de vida. Todos os frigoríficos possuem um sistema de informação que indica todas as condições do animal que está sendo abatido como idade, procedência,  raça, etc. Até mesmo a história da fazenda e suas tradições de produção, se quiser, o consumidor pode ter acesso.

Em relação a qualidade sanitária, para se ter uma ideia, desde 2003, o país está livre da febre aftosa, embora seja obrigado a vacinar o rebanho todos os anos. Sua produção é de 570 mil toneladas anuais, sendo que desse total, 400 mil são exportadas para 130 mercados diversos.

A grande produção de animais é a pasto. Apenas 12% vão para os confinamentos. O Uruguai tem quase 17 milhões de hectares e vastas pastagens formadas ou naturais, proporcionando para cada bovino, um espaço equivalente a dois campos de futebol. Tem uma produção dentro dos melhores padrões em termos de conservação do meio ambiente e é um país com uma das melhores qualidades do ar de todo o mundo.

A palestra do especialista Fernando Baldy foi assistida com grande interesse e várias perguntas respondidas aos presentes. A vinda de Fernando Sebastian Baldy Rey foi articulada pela diretoria do Fundepec-Goiás. Na oportunidade, ele foi saudado e apresentado pelo presidente da entidade José Magno Pato e por um dos Conselheiros, Clarismino Luiz Pereira Junior, presidente da Associação Goiana dos Criadores de Zebu.

Clique nas imagens para ampliá-las!