Rádio Sucesso abriu espaço para debates sobre a carne no Brasil

Nesta quarta-feira, a Rádio Sucesso 98,3 FM – cuja rede é composta por onze  emissoras de rádios e quatro Tvs,  em Goiás,- promoveu um debate durante o  Jornal da Sucesso com o tema: “A qualidade da carne no Brasil”. Como convidado especial se fez presente o médico veterinário José Magno Pato  presidente do Sindicato das Indústrias de Carnes e Derivados do Estado de Goiás – Sindicarne, além dos convidados fixos, sociólogo e cientista político Jones Matos; André Fernandes, delegado regional da Polícia Civil em Aparecida de Goiânia e o âncora do programa, Jornalista Oloares Ferreira.

No Horário de 07:00 às 08:00 da manhã os convidados abordaram também além das denúncias da Polícia Civil sobre a conduta de alguns frigoríficos, a problemática da carne clandestina no mercado.

Debatedores: Oloares Ferreira (d), André Fernandes, Magno Pato e Jones Matos.

De início Oloares perguntou a Magno Pato quais os principais reflexos que essas denúncias proporcionaram ao Brasil. O presidente do Sindicarne esclareceu que foram vários como o baixo consumo de carne por parte da população, a queda acentuada das exportações e os enormes prejuízos causados para as indústrias, os pequenos médios e grandes produtores de aves, bovinos e suínos, transportadores, estabelecimentos comerciais enfim, para uma grande cadeia que envolve o seguimento.

José Magno Pato não é contrário ao trabalho da Polícia Federal e sim, da forma como as denuncias foram apresentadas à população que entendeu em sua grande maioria  que cadeia produtiva estava com problemas de carnes sem conservação e contaminada com elementos químicos quando na verdade, apenas 21, dos 4.850 frigoríficos estão sob suspeitas e desse total, apenas quatro com problemas em Goiás, Santa Catarina e Paraná.

O Presidente do Sindicarne tranquilizou os consumidores no sentido de que a carne brasileira e especialmente  de Goiás, é da melhor qualidade podendo ser consumida sem problemas. Para se ter uma ideia, em relação a Goiás, o Estado possui o maior número de frigoríficos no Brasil, credenciados para exportação de carnes de bovinos, frangos e suínos. Isso significa alta genética e tecnologia.

Carne Clandestina

Sobre o problema da carne clandestina, José Magno Pato disse que ele existe sim principalmente nas pequenas cidades sem frigoríficos para o abate de animais dentro das normas sanitárias adequadas. Para sanar esse problema, a vigilância sanitária tem que estar atenta em cada região e os transgressores devem ser punidos de acordo com a lei.

Magno Pato disse que Goiás vem fazendo há vários anos um grande trabalho  que envolve o Ministério Público de cada região, o Conselho Regional de Medicina Veterinária, a Agrodefesa, o Fundo Para o Desenvolvimento da Pecuária em Goiás – Fundepec, o Sindicato das Indústrias de Carnes e Derivados no Estado de Goiás – Sindicarne, o Procom, o Ministério da Agricultura através de sua superintendência regional, a Emater a superintendência de agricultura de Goiás e outros órgãos.

Com ações coordenadas pelo Ministério Público, Procom e Agrodefesa, todos os meses são escolhidas cidades onde a fiscalização acontece. Num primeiro momento, tentando orientar os produtores e os comerciantes sobre as normas legais de se comercializar carnes e derivados. No segundo momento, são aplicadas pesadas multas a reincidentes ou com infrações graves. Mas no geral, segundo Magno Pato, a incidência de carne clandestina em Goiás diminuiu muito, principalmente na grande Goiânia. O próprio Sindicarne tem distribuído em várias regiões principalmente na Grande Goiânia,  cartilhas explicando os perigos, – em termos de saúde, –  para quem consome carne clandestina ou seja, sem qualquer inspeção sanitária oficial.

Os demais participantes sociólogo Jones Matos, o delegado de Polícia Civil André Fernandes e Oloares Ferreira, concordaram com Magno Pato, sobre a ação da Polícia Federal. Para eles houve um certo exagero nas divulgações e isso confundiu muito a população. Por outros lado, concordaram também que essa ação causou um grande desastre para o País em termos de prejuízos financeiros e credibilidade afetada. O Jornal da Sucesso teve a participação de dezenas de ouvintes que enviaram suas perguntas e observações as quais foram prontamente respondidas pelos participantes dos debates.

Texto e Fotos: Imprensa Sindicarne-Goiás