VENHA CONHECER A AGROPECUÁRIA DO FUTURO EM PLENA CAPITAL FEDERAL!

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) localizada em Brasília, DF, promove no dia 24/11/2016, de 9 às 16 horas, no Campo Experimental Fazenda Sucupira (Estrada Parque Contorno Taguatinga – EPCT (DF 001) /Gama, Km 03 – Fazenda Sucupira, Brasília, DF) o dia de campo “Inovações em biotécnicas de reprodução animal para a pecuária brasileira”. O evento é gratuito e as inscrições serão realizadas no local. Grupos maiores deverão agendar a visita pelo e-mail: dores.medeiros@embrapa.br.

O dia de campo é uma das atividades em comemoração ao aniversário da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, que completa 42 anos de resultados em prol da agropecuária brasileira no dia 22 de novembro deste ano. O evento é voltado a estudantes, produtores, técnicos extensionistas, empresários do agronegócio, jornalistas e demais interessados com o objetivo de mostrar as pesquisas inovadoras de melhoramento animal desenvolvidas pela Unidade, entre as quais se destacam a clonagem por transferência nuclear, produção (PIVE) e transferência de embriões (TE), entre outras.

Atrações do dia de campo: clones bovinos e outras
técnicas de ponta na área de biotecnologia animal

Entre as atrações do dia de campo no Campo Experimental Fazenda Sucupira, destacam-se os clones bovinos desenvolvidos pela Embrapa: “Lenda da Embrapa” e “Porã”. Esses animais são resultados de pesquisa pioneiros no Brasil, que colocaram o País no topo do ranking das pesquisas de biotecnologia animal no mundo.

“Lenda” é uma fêmea bovina e foi o primeiro clone da raça holandesa desenvolvido no Brasil. Hoje, com 13 anos de idade, já tem filhos, netos e bisnetos e é a prova viva do sucesso da tecnologia de clonagem por transferência nuclear. A capacidade reprodutiva e a habilidade materna são características muito importantes para comprovar o êxito científico da clonagem.

A outra atração é “Porã”, um clone bovino da raça Junqueira, hoje com 11 anos, que também já é mãe. A raça Junqueira faz parte do Programa de Conservação e Uso de Recursos Genéticos Animais da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, o que torna “Porã” um elo entre a moderna biotecnologia animal e a conservação de recursos genéticos.

Ciência e tecnologia ao alcance de todos!

O dia de campo será dividido em nove (9) estações. Confira:

1. Análise de sêmen
  2. Produção in vitro de embriões (PIVE)
  3. Transferência intra-folicular de ovócitos imaturos (TIFOI) e transferência de embriões (TE)
  4. Clonagem e micromanipulação de embriões
  5. Ultrassonografia
  6. Tecnologia 3D na reprodução animal.
  7. Técnicas moleculares aplicadas à reprodução animal
  8. Animais produtos da biotecnologia
  9. Nutrição animal

É uma oportunidade imperdível para você conhecer as pesquisas da Embrapa na área animal.

A entrada é franca e não precisa de inscrição. O Campo Experimental Fazenda Sucupira fica Estrada Parque Contorno Taguatinga – EPCT (DF 001) /Gama, Km 03 – Fazenda Sucupira, Brasília, DF. Mais informações pelo telefone (61) 3448-4770 ou pelo e-mail: dores.medeiros@embrapa.br.

Fernanda Diniz  – Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia
cenargen.nco@embrapa.br