Alertas de Mercado: Boi, Frango e Suínos

Boi

A liquidez está lenta no mercado de boi gordo, com agentes negociando apenas quando há maior urgência para compra ou venda. Conforme pesquisadores do Cepea, frigoríficos acreditam em queda de preços no curto prazo, enquanto pecuaristas tentam evitar maior pressão sobre as cotações.

Nesse cenário, valores bastante distintos têm sido relatados, principalmente por causa das diferenças de escalas de abate dos frigoríficos. Entre 7 e 14 de junho, no entanto, o Indicador do boi gordo ESALQ/BM&FBovespa recuou 1,8%, fechando a R$ 127,54 na quarta-feira, 14.

Frango

Os preços da carne de frango (em termos reais) registram o menor patamar da série histórica do Cepea, iniciada em 2004. O recuo das exportações na parcial deste mês e as quedas nos valores das principais concorrentes (bovina e suína) contribuíram para o aumento da oferta de carne de frango, o que pressionou as cotações.

Segundo relatório da Secex (com dados até a segunda semana de junho), a média diária de embarques de carne de frango in natura está em 11,7 mil toneladas, 19,1% abaixo da média de maio/17 e 33% inferior à de junho/16. Nesse cenário, o preço médio do frango inteiro resfriado na parcial deste mês (até o dia 14), de R$ 3,54/kg, é o menor desde junho de 2011, quando era de R$ 3,52/kg (deflacionado pelo IPCA de maio/17).

Segundo pesquisadores do Cepea, as desvalorizações da carne e a baixa liquidez têm pressionado os preços reais do frango vivo. Na parcial de junho, a média do animal vivo negociado no estado de São Paulo é de R$ 2,43/kg, a menor desde abril de 2013.

Suínos

As cotações da carne suína estão em queda no mercado doméstico, refletindo o fraco ritmo das vendas internas e externas. Os preços da carcaça especial, por exemplo, recuaram 3,2% entre 7 e 14 de junho no atacado da Grande São Paulo, fechando a R$ 5,86/kg na quarta-feira, 14, o menor valor desde maio/16, em termos nominais.

As quedas nos preços das carnes, por sua vez, acabaram pressionando os valores do suíno vivo pagos ao produtor. Na região SP-5 (Bragança Paulista, Campinas, Piracicaba, São Paulo e Sorocaba), o animal foi vendido a R$ 3,70/kg na quarta-feira, queda de 4,2% em sete dias.

Fonte: Cepea – www.cepea.esalq.usp.br
Publicação: Rural Pecuária | Adaptação: Imprensa Sindicarne-Goiás